Dia a dia
Startups capixabas Shipp e Zaitt são compradas
A gigante de restaurantes corporativos Sapore ainda anunciou a compra de outra marca, a Lucco Fit. Valor da transação não foi divulgado

A Loja Zaitt, na Praia do Canto, foi comprada por uma grande empresa. Foto: Chico Guedes
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
De uma só vez, a gigante de restaurantes corporativos Sapore anunciou a compra de três startups, incluindo duas capixabas – Shipp, um delivery de comidas por aplicativo, e Zaitt, loja autônoma. A aquisição foi feita por meio da holding Abanzai, que controla a Sapore e outras 6 startups. A terceira marca é a Lucco Fit, um empreendimento de comidas saudáveis congeladas.
A empresa declarou que a iniciativa é uma aposta para “revolucionar digitalmente a cadeia de alimentação no Brasil”. “Estamos atentos às transformações do mercado e vimos como ele vem mudando nas últimas décadas, principalmente quando se fala em transformação digital. Nos adaptamos a este mundo novo. Entendemos que o desafio é como se comunicar com as startups e entender como este ecossistema se movimenta”, explicou em nota o presidente da Sapore, Daniel Mendez.
Por meio de nota, a Sapore confirmou que a gestão de cada marca continuará independente e autônoma. No entanto, a principal novidade é a entrada da empresa no conselho consultivo junto com os fundadores da Zaitt e Shipp. Os valores da compra não foram divulgados, mas fazem parte de um orçamento de R$20 milhões que a empresa destinará neste ano às startups.
Outras mudanças anunciadas são a melhora operacional, de suplly e abastecimento da Zaitt, enquanto a Shipp terá uma gama de novas concessões de benefícios e busca por crescimento dos restaurantes parceiros.
“Nossa missão é fazer da Zaitt a maior rede de lojas autônomas das Américas, mudando a forma como as pessoas se relacionam com as compras no dia a dia. A Shipp será a grande solução confiável de entregas e serviços de alimentação, focando em facilitar a vida das pessoas”, afirma Rodrigo Miranda, CEO das startups.
Aberta em Vitória desde 2018, na Praia do Canto, a Zaitt é a primeira loja autônoma do país, sem funcionários, caixas ou filas. Fez tanto sucesso que abriu uma unidade em São Paulo, no início do ano passado. Ao mesmo tempo, a Shipp despontava no mercado capixaba, já batendo de frente com outros aplicativos de delivery – hoje, 80% da sua receita provém da alimentação.
Atualmente, a Sapore atende mais de 1300 restaurantes por todo o país. São mais de 1,3 milhão de refeições servidas diariamente. A empresa já participou de dois grandes eventos internacionais no Brasil: a Copa de 2014 e os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Além disso, a empresa ainda cuidou de toda a operação de alimentos e bebidas do Lollapalooza 2018 e 2019.
