fbpx

Dia a dia

Sob influência do La Ñina, verão no ES deve ter mudanças bruscas de temperatura

Verão terá menos chuva do que o normal no Espírito Santo

Publicado

em

Termômetro, calor, sol, verão. Foto: Pixabay

Verão será de calor, mas com oscilação de temperatura no Espírito Santo. Foto: Pixabay

O verão começa às 12h59 desta terça-feira (21) e mais uma vez será influenciado pelo fenômeno La Ñina, que deve reduzir a quantidade de chuvas normalmente registradas no período no Espírito Santo e região Sudeste.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Segundo avaliação do meteorologista do Climatempo, Celso Oliveira, em Vitória e demais capitais do Sudeste uma característica no verão que vai chamar a atenção é a passagem de frentes frias, que vão levar a bastante oscilação de temperatura, ocorrendo dias bem quentes com outros de temperatura mais amena. Já em fevereiro, as chuvas devem ter médias ainda menores, de acordo com previsão do Climatempo.

Já o Incaper afirma que o verão, no Espírito Santo, de maneira geral, é marcado por ser um período chuvoso e quente. Segundo o coordenador de Meteorologia do Incaper, Hugo Ramos, a média acumulada de precipitação para a estação supera os 450 mm na maior parte do Estado. As temperaturas máximas médias ficam em torno dos 28-30 °C na Região Serrana e 31-33 °C nas demais regiões. As temperaturas mínimas médias ficam em torno dos 17-18 °C na Região Serrana e 21-23 °C nas demais regiões.

De acordo com algumas análises preliminares, o prognóstico climático aponta que a chuva deverá ficar em torno da normal ou ligeiramente abaixo da média em todo o Estado, com atenção especial para a ocorrência de veranicos (período prolongado de pouca nebulosidade) entre os meses de janeiro e fevereiro. No entanto, vale destacar que essa tendência se ratifica conforme as atualizações diárias da previsão do tempo, uma vez que pode haver alguns eventos de chuva volumosa distribuídos em algumas áreas do Estado.

De acordo com o último prognóstico climático, a tendência é que a temperatura deverá ficar em torno da média em todo o Estado. Ressalta-se que assim como no prognóstico de chuvas, a tendência das temperaturas são confirmadas pelo acompanhamento das atualizações diárias da previsão do tempo. No verão, são observadas as maiores temperaturas do ano no Espírito Santo, uma vez que é o trimestre mais quente. Levando em conta apenas os valores extremos, em dias em que há pouca nebulosidade, as temperaturas podem ficar superiores aos 28,0-30,0 °C na Região Serrana e 31,0-33,0 °C nas demais regiões.

Para o período do Natal, as condições apontam para um tempo instável, com previsão de chuva nos dias 24 e 25 de dezembro nas cidades mais afastadas do trecho litorâneo, mas pode chover rápido no começo do dia nas áreas mais próximas do litoral. Já na passagem deste ano para 2022, as tendências iniciais apontam para a ocorrência de chuvas isoladas em todas as regiões do Estado.