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Dia a dia

Só 35% da BR-101 no Espírito Santo vão ser duplicados

Nesta nova fase de concessão, fica estabelecido que a empresa terá que entregar apenas 170 quilômetros de via duplicada

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Novo trecho duplicado na BR-101 Sul. Foto: Eco101/Divulgação

Após nove anos responsável pela BR-101 tendo duplicado apenas 46km dos quase 475 km previstos da rodovia no Espírito Santo, a EcoRodovias vai permanecer com a concessão da via e terá o contrato otimizado. Nesta nova fase de concessão, fica estabelecido que a empresa terá que entregar apenas 35% das vias duplicadas, ou seja, 170Km. Os trechos duplicados não foram detalhados.

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O anúncio foi feito durante o lançamento, na manhã desta terça-feira (17), do Novo PAC – Desenvolvimento e Sustentabilidade no Espírito Santo, programa de investimentos coordenado pelo Governo Federal, em parceria com o setor privado, estados, municípios e movimentos sociais. A solenidade em Vitória teve a presença do governador Renato Casagrande e dos ministros Rui Costa, da Casa Civil, e Renan Filho, dos Transportes.

Segundo o ministro, com a otimização do contrato atual, as obras sairão do papel com celeridade. A expectativa é de que o Tribunal de Contas da União (TCU) dê o seu aval até dezembro. “Serão 170 quilômetros em duplicações, 40 quilômetros de terceiras faixas e 51 quilômetros de cidades contornadas. Sem dúvida, teremos uma BR 101 muito melhor aqui no Espírito Santo”, detalhou o Renan Filho.

OUTRAS OBRAS EM RODOVIAS

Para melhorar a mobilidade, o governo Federal vai destinar recursos para construção de novos trechos das rodovias BR-259 e BR-482, para acesso a Guandu e o contorno de Cachoeiro de Itapemirim, respectivamente. Também está contemplada a finalização da construção do contorno de Serra em Mestre Álvaro (BR-101) e do acesso a Capuaba (BR-447). Estão previstas ainda as duplicações da BR-259 (João Neiva – Colatina – Aimorés) e da BR-262. Outras obras previstas alcançam o Aeroporto de Vitória, portos e ferrovias com o objetivo de tornar o transporte do estado mais sustentável e eficiente.

Casagrande também destacou o avanço nas tratativas em relação a continuidade das obras de duplicação da BR-101 e da implantação da Ferrovia Vitória-Rio (EF-118). “Todos esses anúncios são problemas antigos e gargalos para o nosso desenvolvimento. Nunca seremos um grande estado consumidor, mas podemos ser um grande prestador de serviços e para isso precisamos ter uma boa logística. A vinda de tantos ministros mostra a boa relação e a integração do Governo Federal com o Estado do Espírito Santo”, pontuou o governador.

ECORODOVIAS VOLTOU ATRÁS NA CONCESSÃO

Em julho de 2022, a atual concessionária EcoRodovias anunciou que desistiu de administrar a rodovia. A concessionária protocolou na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) uma declaração formal de intenção para deixar o contrato de concessão da BR-101 por meio de uma devolução amigável.

Em maio deste ano, o governo do Espírito Santo anunciou que desistiu de assumir a BR-101. Como já era ventilado, o trecho da BR-101 que passa pelo Espírito Santo deve continuar sob a administração da EcoRodovias, segundo o anúncio do ministro nesta terça-feira.


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