fbpx

Dia a dia

Serra lidera o ranking de roubos na rua no Espírito Santo

No segundo lugar da lista aparece Vila Velha, que registrou quase 1000 crimes a menos. Segundo os dados do anuário, durante o ano de 2022, foram 3.579 roubos

Publicado

em

Serra lidera o ranking de assaltos no Espírito Santo . Foto: Arquivo/Agência Brasil

A maioria dos assaltos registrados no Espírito Santo foram cometidos na Serra. A informação foi revelada no Anuário Estadual de Segurança Pública, divulgado pelo governo do estado nesta segunda-feira (25). A publicação aponta que, durante o ano de 2022, foram cometidos 4.450 assaltos no município.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Em segundo lugar na lista aparece Vila Velha, que registrou quase 1 mil crimes a menos. Segundo os dados do anuário, durante todo o ano de 2022, houve 3.579 roubos. Porém, as posições se inverteram no mês de agosto. Neste período, a cidade canela-verde ficou na frente com 425 assaltos, contra 330 na Serra.

O anuário ainda mostra que abril bateu o recorde de registros, com 484 roubos a pessoas em via pública. Em segundo lugar vem maio, com 442, seguido por setembro com 417. Agosto foi o mês com menos casos, tendo sido registrados 330.

Ainda de acordo com o Anuário Estadual de Segurança Pública, seis municípios capixabas registraram um roubo em via pública durante todo o ano. São eles: Dores do Rio Preto, São Domingos do Norte, Itarana, Alfredo Chaves, Itaguaçu e Pancas.

Mulheres

Os criminosos preferem abordar mulheres. A maior parte dos Boletins de Ocorrência traz como vítimas pessoas do sexo feminino. Elas correspondem a 50% dos casos registrados em 2022. Em 46,8% dos casos, as vítimas eram do sexo masculino e, em 3,2% dos casos, não havia registro do sexo da vítima.

Dias e horários

Trabalho, escola, comércio funcionando… Essas atividades estimulam a circulação de pessoas em dias úteis. De acordo com os dados do Anuário Estadual de Segurança Pública, por consequência, os casos de roubo a pessoas em via pública são menores nos dias de sábado e domingo e acontecem em proporção maior durante o período de segunda-feira a sexta-feira.

Os horários de abordagem também coincidem com a ida e retorno de trabalhadores e estudantes. A maior concentração de registros de roubo a pessoas em via pública ocorre no início da manhã, entre 05:00 e 07:00, e também no período noturno, entre 18:00 e 22:00.

Muitos casos de roubos a pessoas em via pública são registrados precisamente em pontos de parada de ônibus.