Dia a dia
Serra inicia implantação da primeira avenida inteligente do ES
Avenida Eudes Scherrer terá semáforos, monitoramento e iluminação inteligentes, além de estações de bikes e vagas para carros elétricos

Avenida Eudes Scherrer de Souza, na Serra. Foto: Divulgação/PMS
A Serra deu início à implantação da primeira avenida inteligente do Espírito Santo. O projeto, que será executado na Avenida Eudes Scherrer de Souza, prevê a integração de tecnologias para melhorar a fluidez do trânsito, reduzir o tempo de viagem e reforçar a segurança. A via conectará os setores Leste e Oeste do município e será equipada com semáforos inteligentes, iluminação com telegestão, câmeras com reconhecimento facial, pontos de ônibus com carregadores de celular e vagas com recarga para veículos elétricos.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A proposta faz parte do Planejamento Estratégico da Serra e conta com o trabalho conjunto das secretarias de Obras, Serviços, Segurança Pública e Inovação. O sistema semafórico adotado terá visibilidade ampliada em até 300 metros e barras luminosas no chão para pedestres, especialmente úteis para pessoas distraídas ou com deficiência visual.
Mobilidade e segurança como prioridade
Um dos principais destaques é o Sistema Adaptativo Local, que utiliza sensores e câmeras para detectar o fluxo de veículos e ajustar os tempos dos sinais automaticamente. Isso permite maior fluidez no trânsito, especialmente nos cruzamentos com a Avenida Norte Sul. Segundo a prefeitura, não será necessária interferência humana para operar o sistema.
A segurança dos pedestres também será reforçada com botoeiras inteligentes, que aumentam o tempo de travessia para idosos e pessoas com mobilidade reduzida. Toda a iluminação da avenida será feita por LED com controle de intensidade, permitindo monitoramento remoto e redução de energia no período noturno.
Infraestrutura para veículos elétricos e bicicletas
O projeto prevê a instalação de três vagas com carregamento para carros elétricos, refletindo a demanda crescente por mobilidade sustentável. A avenida também contará com seis estações de bicicletas compartilhadas, além de outras quatro que serão distribuídas pela orla de Jacaraípe.
A secretária de Obras, Izabela Roriz, afirma que a nova estrutura deve reduzir o tempo de deslocamento dos usuários do transporte público. As faixas de pedestres também terão iluminação independente, aumentando a segurança nas travessias.
Já o secretário de Inovação, Pedro Trindade, ressalta que o modelo pode se tornar um exemplo para outros municípios do Estado.
Telegestão e monitoramento em expansão
A tecnologia de telegestão da iluminação pública, iniciada ainda na gestão de Sergio Vidigal, será expandida para cerca de 5 mil postes da cidade até junho. A primeira via a receber o sistema foi a Avenida Talma Rodrigues Ribeiro. Agora, a ES-010, da Praia da Baleia a Nova Almeida, será contemplada.
O sistema permite reduzir o nível de luminosidade conforme o horário e oferece monitoramento automático, detecção de falhas e abertura de chamados remota, aumentando a vida útil das luminárias e reduzindo custos.
Cidades conectadas e mais seguras
O município também fará o cadastramento dos cerca de 80 mil pontos de luz, com placas numeradas e QR Code. A identificação permitirá que moradores acionem manutenções via aplicativo “Cidade Conectada+”. Além disso, a cidade contará com monitoramento por vídeo em tempo real e reconhecimento facial, voltado à prevenção de crimes.
Com a criação do Sistema Municipal de Inteligência, a gestão vai coletar e cruzar dados de diferentes áreas, melhorando o uso de recursos públicos. Estão em estudo ainda sistemas de alerta para alagamentos e emergências e a instalação de bases integradas das forças de segurança para facilitar a atuação nas regiões com maior demanda.
Confira os principais pontos:
1. Semáforos Inteligentes: Nova tecnologia que permite a “Onda Verde”, uma sincronização eficiente dos semáforos que reduz significativamente o tempo de viagem, proporcionando um trânsito mais ágil e fluido.
2. Faixas de Pedestres Iluminadas: Melhoria na visibilidade e segurança dos pedestres durante a travessia, especialmente durante a noite ou em condições de baixa iluminação.
3. Botoeiras Inteligentes: Dispositivo com seletividade para idosos, ativado através do uso da carteira do iodos, que aumenta o tempo de travessia para proporcionar mais segurança. Esse sistema não impacta negativamente o trânsito, pois reduz o tempo do sinal vermelho.
4. Ponto de ônibus com carregador de celular com energia fotovoltaica, com a possibilidade de carregamento de celulares via USB.
5. Instalação de seis estações de bicicletas compartilhadas, serviço que irá oferecer mais uma forma de locomoção aos moradores e visitantes, que poderão se deslocar por várias cidades da grande vitória.
6. Vagas exclusivas para carros elétricos com estação de recarga.
LEIA MAIS:
