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Dia a dia

Semáforos na Reta da Penha mudam para garantir maior fluidez no trânsito

Os novos equipamentos substituem outros com cerca de 20 anos de uso e, como são mais modernos, poderão ser controlados direto pela central semafórica

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Reta da Penha vista do FindesLab. Foto: Fábio Vicentini

A Reta da Penha, importante avenida de Vitória, ganhou novos 18 controladores de semáforos para melhorar a fluidez ao longo de seus 2,8 km de extensão. Os novos equipamentos substituem outros com cerca de 20 anos de uso e, como são mais modernos, poderão ser controlados direto pela central semafórica.

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Segundo o secretário de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória, Alex Mariano, o motorista vai ter sensação de melhor fluidez, principalmente fora dos horários de pico. A mudança vai evitar que um sinal abra e outro feche logo na frente. Ele explicou que isso acontecia porque se programava um tempo, mas o aparelho poderia ter problemas e esse tempo cair. Para resolver isso, os funcionários da central tinham de ir até o local resolver, o que demorava até dois dias. Outro problema é que havia diversos controladores sem aterramento, o que provocava o furto de cabeamento aéreo frequentemente, gerando retenções de veículos e prejuízos.

Com a mudança, os semáforos estão ligados à central pela rede de fibra ótica ou por 4G, o que vai permitir que sejam alterados remotamente. No total, já foram substituídos 40 semáforos desde o início do ano, nas avenidas Beira-Mar, Fernando Ferrari e Saturnino de Brito.

O próximo passo, segundo Mariano, é chegar a 100% dos cruzamentos, 270 no total, em comunicação com a central. “Outra fase que já vamos começar em teste é implantar um sistema de softwares com câmeras nos cruzamentos. Elas vão fazer a leitura do fluxo de veículos para poder alterar automaticamente o tempo do sinal na fase posterior, quanto todos os semáforos vão se comunicar. Essas informações vão para dentro da central, que, com inteligência artificial, vai ter a quantidade de veículos na via e temporizar de acordo com a leitura dos cruzamentos”, detalha.


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