fbpx

Dia a dia

Sem chuva, ES decide restringir o uso da água

As medidas para a restrição do uso da água serão publicadas no Diário Oficial desta quarta-feira

Publicado

em

rio seca

Sem chuva, o ES vai restringir uso da água. Foto: Divulgação (Agerh)

A falta de chuva no Espírito Santo fez o Governo do Espírito Santo adotar medidas de restrição para o uso da água no estado. O anúncio foi feito pelo governador Renato Casagrande e as restrições serão publicadas no Diário Oficial desta quarta-feira (18).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

“Estamos passando por uma forte estiagem no Espírito Santo, com os rios em níveis mínimos”, disse Casagrande. As medidas de restrição serão voltadas principalmente para os grandes setores que utilizam água, como indústria agrícolas.

“A prioridade é garantir o abastecimento público e a água para os animais. Essa medida é para evitar maiores problemas com a falta de água”, declarou o governador.

Há quase 60 dias não chove em algumas cidades do estado. Nesta terça-feira, a chegada de uma frente fria mudou o tempo e trouxe a esperança de chuva para algumas regiões. O volume esperado, no entanto, é bem abaixo do necessário para normalizar a situação dos rios.

Nesta quarta-feira, segundo o Incaper, a previsão é de chuva fraca e isolada nas regiões Norte, Nordeste, Serrana, Grande Vitória e Sul. No ano passado, com a situação semelhante, o Governo do Espírito Santo chegou a decretar racionamento de água devido à estiagem.

“No Estado de Atenção, que é a que vigora atualmente, a Agerh recomenda o uso racional da água em todo o Espírito Santo, diminuindo desperdícios e chamando atenção para redobrar os cuidados da população para a economia da água, além do manejo mais adequado da irrigação e na indústria, buscar o reuso da água em circuitos fechados, atendendo a vários processos produtivos dentro de um sistema industrial, entre outras recomendações destacadas na Resolução”, informou a Agerh em nota.

O órgão destaca que atualmente não há risco de desabastecimento no estado e que as vazões dos principais rios estão em média em patamares mínimos, mas dentro do esperado para este período do ano, que é um período de seca e forte estiagem.

No dia 22 de setembro o inverno se despede oficialmente e começa a primavera. A expectativa com a nova estação é de que aconteça um maior volume de chuva, mas a previsão é de que setembro ainda seja de tempo seco. Os grandes volumes de chuva devem ocorrer somente na segunda quinzena de outubro. 


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui