Dia a dia
Segunda turma de brigadistas com Síndrome de Down é formada no ES
A Brigada 21 é pioneira no Brasil, sendo a primeira do gênero formada exclusivamente por jovens com Síndrome de Down
O Projeto Brigada 21, que capacita pessoas com Síndrome de Down para atuar em situações de emergência, forma sua segunda turma no Espírito Santo. Com 17 alunos, a nova turma está aprendendo, desde o início de novembro, sobre combate a incêndios, primeiros socorros e como agir em casos de pânico e evacuação. A iniciativa, que tem como parceira a Associação de Pais, Amigos e Pessoas com Síndrome de Down (Vitória Down), busca promover inclusão e autonomia, ao mesmo tempo que prepara os brigadistas para atuar em emergências.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O treinamento é realizado pelo Corpo de Bombeiros, que adapta o conteúdo para cada aluno, garantindo que todos possam aprender com a mesma intensidade e qualidade dos brigadistas convencionais. As aulas combinam teoria e prática, com atividades como o uso de extintores e simulações de incêndios. Nesta segunda-feira (2), a turma participou de atividades práticas em simuladores do Corpo de Bombeiros.
A formatura está marcada para o dia 26 de dezembro, quando os brigadistas estarão prontos para agir e ajudar em situações de emergência. Os alunos da primeira turma, formada em 2022, agora atuam como monitores ao lado dos instrutores.
A Brigada 21 é pioneira no Brasil, sendo a primeira brigada formada exclusivamente por jovens com Síndrome de Down. O projeto, que virou referência, já inspirou iniciativas semelhantes em outros estados e, em 2023, foi seguido pela criação do Pelotão 21 no 38º Batalhão de Infantaria do Espírito Santo.
O nome “Brigada 21” é uma homenagem à Síndrome de Down, que ocorre devido à presença de três cromossomos 21, ao invés de dois.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui