Dia a dia
Saiba quais são as novas escolas municipais de Cariacica
Cinco escolas estaduais foram municipalizadas, ampliando as vagas e integrando novos alunos à rede de ensino fundamental de Cariacica

Escola municipal de Cariacica. Foto: Divulgação
O ano letivo de 2025 chega com novidades para os estudantes de Cariacica. Cinco escolas estaduais foram municipalizadas, ampliando a oferta de vagas e integrando novos alunos à rede municipal de ensino. A mudança faz parte de um Termo de Ajustamento de Gestão (TAG) firmado entre o Estado do Espírito Santo, municípios capixabas e o Tribunal de Contas.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
As instituições que agora fazem parte da rede municipal são:
EMEF Stellita Ramos, no bairro Porto Novo;
EMEF Mariano Firme de Souza, em Bandeirantes;
EMEF Coronel Olímpio Cunha, em Santana;
EMEFTI Presidente Castelo Branco, em Porto de Santana;
EMEF Itagiba Escobar, localizada em Sotema.
Matrículas em Cariacica
De acordo com a Secretaria Municipal de Educação, os alunos que já estudavam nessas escolas e permanecerão no ensino fundamental em 2025 terão suas matrículas automaticamente renovadas. No entanto, os pais ou responsáveis devem comparecer às unidades para efetivar o processo.
A secretária de Educação, Luzian Belisario, reforçou a importância da participação das famílias. “Os alunos já matriculados continuarão automaticamente. Apenas será necessário que os pais ou responsáveis efetivem as matrículas presencialmente na escola”, explicou.
Cronograma
O processo de efetivação teve início nesta quinta-feira (16) para as escolas EMEF Coronel Olímpio Cunha e EMEF Mariano Firme de Souza. Na próxima semana, será a vez de outras unidades:
Segunda-feira (20): EMEFTI Presidente Castelo Branco e EMEF Stellita Ramos.
Situação da EMEF Itagiba Escobar
A EMEF Itagiba Escobar, localizada em Sotema, também foi municipalizada, mas passará por reformas. Durante esse período, os alunos serão transferidos temporariamente para escolas próximas. A equipe da chamada escolar entrará em contato com os responsáveis a partir de segunda-feira (20) para orientar sobre o processo de matrícula.
