fbpx

Dia a dia

Saiba quais cidades do ES vão receber ônibus menos poluentes

Veículos fazem parte do Novo PAC e contam com tecnologia que reduz em até 85% a emissão de poluentes no transporte público

Publicado

em

Interior do ônibus 100% elétrico

Sistema Transcol. Foto: Hélio Filho/Secom

Cinco municípios da Grande Vitória e do litoral capixaba — Vitória, Serra, Vila Velha, Cariacica e Guarapari — vão receber 45 novos ônibus com tecnologia mais sustentável. A medida faz parte do eixo de Renovação de Frota do Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), conforme publicação no Diário Oficial da União desta quinta-feira (22).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O investimento faz parte de um pacote que soma R$ 74,2 milhões, via Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), destinado a modernizar o transporte coletivo em cidades de médio e grande porte no país.

Menos poluentes e mais eficiência

Os novos veículos são equipados com motores Euro 6, que, apesar de ainda serem movidos a diesel, reduzem em até 85% a emissão de poluentes quando comparados aos modelos anteriores. Segundo o Ministério das Cidades, a tecnologia atua transformando gases poluentes em substâncias menos nocivas ou os captura antes que sejam liberados na atmosfera.

O ministério destaca que a renovação da frota faz parte da estratégia para acelerar a transição para um transporte público mais limpo e eficiente no Brasil. A mais recente seleção do Novo PAC destinou R$ 8,4 bilhões para renovar ônibus em todo o país, com foco na melhoria da mobilidade urbana.

No Espírito Santo, os 45 ônibus se somam a outros 185 veículos selecionados para o setor privado, também dentro do programa de renovação de frota.

Outras cidades também foram contempladas

Além dos municípios capixabas, cidades de outros estados também receberão novos ônibus. Itaquaquecetuba (SP) terá 30 veículos, dentro de um total de 445 selecionados para São Paulo. Já em Minas Gerais, os municípios de Pouso Alegre e João Monlevade vão receber 23 veículos, parte dos 222 ônibus destinados ao estado.

LEIA MAIS: