fbpx

Dia a dia

Saiba quais cidades do ES não registraram assassinatos em 2025

Painel da Sesp mostra que 21 municípios seguem sem assassinatos neste ano; ferramenta também revela cidades com mais de mil dias de paz

Publicado

em

Muqui, no Sul do Espírito Santo

Muqui, no Sul do Espírito Santo, lidera o ranking de cidades capixabas sem homicídios, com mais de 1.450 dias sem registros de assassinato. Foto: Divulgação/Prefeitura de Muqui

Um dado positivo marca o Espírito Santo em 2025: 21 municípios capixabas não registraram nenhum homicídio doloso até o dia 7 de julho. O levantamento faz parte do Mapa da Paz, novo painel interativo lançado pelo Observatório da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), que mostra em tempo real há quantos dias cada cidade está sem registrar mortes violentas.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A ferramenta está disponível no site do Observatório e permite consultar dados atualizados sobre homicídios e feminicídios nos 78 municípios do estado.

Municípios sem homicídio em 2025

Veja quais são as 21 cidades capixabas que não registraram assassinatos em 2025 até o momento:

Alegre
Alfredo Chaves
Alto Rio Novo
Apiacá
Atílio Vivácqua
Brejetuba
Divino de São Lourenço
Dores do Rio Preto
Guaçuí
Iconha
Irupi
Iúna
Laranja da Terra
Marilândia
Mimoso do Sul
Muqui
Pancas
Ponto Belo
Santa Leopoldina
São Roque do Canaã
Vargem Alta

Municípios acumulam longos períodos de paz

Algumas dessas cidades não registram homicídios há mais de mil dias. É o caso de Muqui, com 1.454 dias sem assassinatos; Dores do Rio Preto, com 1.149 dias; e Iconha, com 934 dias. Já Aracruz soma 45 dias consecutivos sem mortes violentas, enquanto Linhares completou 27 dias.

Segundo o governo do Estado, 53 dos 78 municípios passaram todo o mês de junho sem registrar homicídios, o que representa 68% do território capixaba.

Espírito Santo tem queda histórica nos homicídios

O Mapa da Paz reforça uma tendência observada nos últimos anos. Em junho, o Espírito Santo teve uma queda de 12,4% nos homicídios em relação ao mesmo período de 2024. O ano passado já havia registrado o menor número de assassinatos desde 1996, com menos de 900 ocorrências e taxa inferior à média nacional.

Programa Estado Presente orienta ações nas regiões

A redução é atribuída ao Programa Estado Presente em Defesa da Vida, que atua em dois eixos: policial e social. A estratégia é adaptada à realidade de cada município, com atuação conjunta de delegados da Polícia Civil e tenentes-coronéis da PM, responsáveis por manejar recursos e traçar estratégias com base em dados.

As ações são acompanhadas mensalmente pelo governador Renato Casagrande, o vice Ricardo Ferraço e representantes do alto escalão estadual.

Para o secretário de Segurança Pública, Leonardo Damasceno, a nova ferramenta é uma forma de aproximar a população dos resultados. “Temos que criar formas, como o Mapa da Paz, de mostrar isso à população”, afirmou.

LEIA MAIS: