fbpx

Dia a dia

Saiba o prazo para a conclusão das obras no Morro do Moreno

Nesta terça-feira (2), foi assinada a licitação para a elaboração do projeto executivo de infraestrutura e reurbanização do Morro do Moreno

Publicado

em

Projeto mostra bondinho no Morro do Moreno, em Vila Velha

Projeto mostra bondinho no Morro do Moreno, em Vila Velha. Foto: Reprodução

Vila Velha já deu os primeiros passos para transformar o Morro do Moreno em um verdadeiro centro de turismo e lazer. Na última terça-feira (2), foi assinada a licitação para a elaboração do projeto executivo de infraestrutura e reurbanização, que prevê a construção de pórtico, guarita, recepção, estacionamento, playground, restaurante, mirantes, letreiro e funicular. O prazo para a conclusão das obras é de dois anos após a contratação da empresa vencedora da licitação.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

“O prazo é o mesmo, mas temos a primeira etapa de projetos. Portanto, temos seis meses iniciais para a empresa finalizar os projetos executivos, conforme expliquei no início. Também iniciaremos a etapa do licenciamento ambiental. Toda a parte de licenciamento ambiental será de responsabilidade da empresa contratada. Isso inclui estudos ambientais, audiências públicas e toda a documentação necessária para o licenciamento e a conclusão dos projetos executivos”, explicou a secretária de Obras e Projetos Estruturantes, Menara Cavalcante.

DESAPROPRIAÇÃO NO MORRO DO MORENO

Duas desapropriações já estão na reta final na Rua João Joaquim da Mota, em Vila Velha, para a construção do receptivo do Morro do Moreno. No projeto inicial, estão previstos pórtico, guarita, recepção, estacionamento, restaurante, dois mirantes e até mesmo um bondinho para garantir a acessibilidade. O investimento é de R$ 14 milhões do governo do Estado em parceria com a Prefeitura Municipal.

Menara ressalta que é necessário concluir o projeto executivo para determinar se mais áreas precisarão ser desapropriadas. “Foi autorizada a licitação de um RDCI (Regime Diferenciado de Contratação Integrada), que prevê a contratação de uma empresa para a realização das obras, elaboração dos projetos executivos – que chamamos de projetos complementares – e a execução da obra”.

> Primeiro supermercado da orla de Vila Velha tem data para inaugurar

A secretária destaca a importância de realizar os estudos complementares para assegurar as áreas de intervenção. “Inicialmente, é muito prematuro dizer quais áreas serão afetadas pelo projeto. Pode haver variação de área, um mirante que inicialmente era previsto para uma localização pode ser alterado devido a questões de solo e rocha”.

Como o Morro do Moreno é declarado Monumento Natural, possui regramentos exclusivos para edificações na área. Já as duas áreas que estão em processo de desapropriação estão localizadas fora das delimitações do parque, na entrada da Rua João Joaquim da Mota, na Praia da Costa, onde será construído o receptivo.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui