Dia a dia
Saiba as irregularidades cometidas por mototaxistas na Grande Vitória
As irregularidades cometidas pelos mototaxistas, como a oferta de um serviço não regulamentado no estado, têm contribuído para o aumento de acidentes
O serviço de mototáxi por aplicativo opera de forma irregular na Grande Vitória, gerando preocupação entre as autoridades de trânsito. As irregularidades cometidas pelos mototaxistas, como a oferta de um serviço não regulamentado no estado, têm contribuído para o aumento no número de acidentes envolvendo motocicletas.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Dados do Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTran) indicam que, até julho deste ano, 3.690 pessoas foram vitimadas em acidentes de trânsito no Espírito Santo, das quais 2.150 eram motociclistas e 368 passageiros. Em julho, houve um aumento de 70% na participação de passageiros em acidentes envolvendo motocicletas, um dado alarmante que, segundo o capitão Antony, pode estar relacionado ao crescimento do uso de mototáxis.
FALTA REGULAMENTAÇÃO PARA MOTOTAXISTAS
Para o capitão Antony, a ausência de regulamentação específica para mototáxis por aplicativo tem gerado uma série de problemas. Motociclistas que atuam nesse serviço frequentemente desrespeitam normas básicas de segurança, como o uso de capacetes certificados, e muitos sequer possuem a licença apropriada para conduzir motocicletas. Além disso, há uma falta de manutenção adequada das motocicletas e um problema de alta velocidade nas vias, o que agrava ainda mais os riscos.
> Assaltos em ônibus: Transcol terá 300 novas câmeras para evitar crimes
“Nós temos observado muitos motociclistas sem habilitação adequada ou com veículos em condições precárias. Isso coloca a vida dos passageiros e dos próprios motociclistas em perigo”, destacou o capitão Antony.
AUMENTO NOS ACIDENTES DE TRÂNSITO
Os dados do Batalhão de Trânsito mostram um aumento significativo nos acidentes envolvendo motocicletas na Grande Vitória. Segundo o capitão Antony, nos últimos seis meses, houve um aumento de 25% nos acidentes de trânsito envolvendo motociclistas que atuam como mototáxis por aplicativo.
MEDIDAS NECESSÁRIAS
Para enfrentar esses problemas, as autoridades ressaltam a necessidade urgente de regulamentação do serviço de mototáxi por aplicativo. “Precisamos de uma legislação que estabeleça critérios claros para a operação desses serviços, incluindo a exigência de cursos de capacitação para os motociclistas e a fiscalização rigorosa das condições dos veículos”, afirmou o capitão Antony.
> Mais ruas de Vila Velha ganharam novo sentido. Veja quais
Enquanto a regulamentação não é implementada, a Polícia Militar e outros órgãos de fiscalização continuarão intensificando as operações para coibir as irregularidades e garantir a segurança no trânsito.
REGULAMENTAÇÃO NA GRANDE VITÓRIA
A Secretaria de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana de Vitória (Setran) confirmou que o serviço de mototáxi por aplicativo em Vitória não é autorizado. Destaca, ainda, que a regulamentação é de competência federal.
A Secretaria de Defesa Social e Trânsito de Vila Velha informou que, atualmente, não existe regulamentação específica para o serviço de mototáxi por aplicativo no município.
Em Cariacica, a prefeitura também confirmou a ausência de uma regulamentação específica para esse serviço. A fiscalização é conduzida com base no Código de Trânsito Brasileiro, e condutores que cometem infrações são notificados conforme a irregularidade observada.
No município de Serra, não há uma legislação específica para a atividade de mototáxi por aplicativo. A Divisão de Transporte Individual de Passageiros (DTCI) é responsável pela fiscalização de veículos com taxímetro e considera a atividade de mototáxi como uma alternativa clandestina. A DTCI está atualmente estudando a possibilidade de criar uma legislação específica para regulamentar e fiscalizar a atividade.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui