Dia a dia
Rui Baromeu é homenageado no 12º Comedjus em Vitória
Congresso reconheceu personalidades que se destacam pela atuação em saúde, justiça, comunicação e causas sociais no Brasil
O 12º Congresso Brasileiro Médico-Jurídico da Saúde (Comedjus) prestou homenagem, nesta quarta-feira (3), ao empresário Rui Carlos Baromeu Lopes, mais conhecido como Rui Baromeu, fundador e diretor-presidente da Rede Sim de Comunicação. O reconhecimento ocorreu no Centro de Convenções de Vitória, dentro da programação que reúne autoridades e especialistas para discutir os maiores desafios da saúde no país.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Baiano de nascimento e capixaba de coração, Rui Baromeu chegou ainda criança ao Espírito Santo. Antes dos 20 anos já atuava como empresário nos setores de hotelaria, transportes e concessionárias, mas foi na comunicação que consolidou sua vocação.
A força da comunicação
À frente da Rede Sim, Baromeu transformou veículos de rádio, TV e plataformas digitais em instrumentos de conexão, informação e desenvolvimento social. Hoje, o grupo é a maior rede de comunicação do Espírito Santo, com mais de 30 veículos, três emissoras de TV, cinco rádios e dois portais digitais, além de parcerias nacionais.
Sua atuação sempre defendeu a comunicação como serviço público, aproximando comunidades da informação e ampliando o acesso à voz popular.
Acompanhe no vídeo abaixo um resumo da trajetória do empresário homenageado no Comedjus:
Outras personalidades homenageadas
Além de Baromeu, também receberam homenagens:
- Dr. Hercules Silveira, médico ginecologista, advogado e vereador em Vila Velha.
- Dr. Luiz Guilherme da Costa Wagner Júnior, desembargador do TJSP.
- Lúcia de Oliveira, presidente do Conselho Popular Comunitário de Aracruz (CONSPAR).
Todos foram reconhecidos pelo compromisso com a saúde, a justiça, a comunicação e o fortalecimento social.
Saúde e Justiça em debate
O congresso, aberto na quarta-feira (3), colocou no centro da discussão problemas que afetam milhares de brasileiros: o alto custo de medicamentos e a demora na realização de cirurgias. Com o aumento da judicialização, especialistas discutem os limites e impactos de decisões judiciais que obrigam o fornecimento de tratamentos, muitas vezes de alto custo.
Segundo os organizadores, o objetivo é buscar alternativas que preservem o direito constitucional à saúde sem comprometer a sustentabilidade financeira do SUS e dos planos de saúde.
Painéis e encerramento
A programação do Comedjus inclui debates sobre financiamento da saúde pública, desafios da saúde suplementar, federalismo sanitário, violência obstétrica e direitos materno-infantis.
Nesta sexta-feira (5), o evento será encerrado com a conferência magna do ministro André Luiz Mendonça, do Supremo Tribunal Federal (STF), que abordará o direito à saúde previsto na Constituição de 1988.
LEIA TAMBÉM:
