fbpx

Dia a dia

Ruas de Vila Velha e Vitória amanhecem cheias de lixo

Na Praia da Costa o lixo está em várias esquinas. É possível encontrar resíduos em várias ruas. Em Jardim da Penha a situação se repete

Publicado

em

Lixo em Jardim da Penha, Vitória

Lixo em Jardim da Penha, Vitória. Foto: Danielli Saqueto

A paralisação dos trabalhadores que realizam os serviços de varrição, jardinagem e coleta de lixo domiciliar já começa a gerar impacto na Grande Vitória. Na manhã desta terça-feira (23) várias ruas de Vila Velha e Vitória estavam cheias de lixo. Os profissionais suspenderam as atividades nesta segunda-feira (22). As principais reivindicações são reajuste salarial e melhores condições de trabalho.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Um telespectador do programa Estúdio 360, da TV Capixaba, enviou vídeos mostrando a situação na Praia da Costa, em Vila Velha, Vários pontos estão com caixas e sacolas de resíduos. A servidora pública Marina Matos, moradora da região, se mostrou preocupada com a situação. “Eu moro no Parque das Castanheiras e hoje (terça-feira) vi muito lixo em várias esquinas. A tendência é aumentar. E se voltar a chover? Como vai ficar? As ruas podem ficar ainda mais alagadas. Sem contar o mau cheiro, insetos”, desabafou.

Em Vitória a cena se repete. Em Jardim da Penha o lixo já está acumulado em várias ruas. “Fui na padaria hoje cedo e me assustei com a quantidade de lixo na rua. Está horrível. Logo cedo já estava com cheiro desagradável”, comentou a aposentada Tânia Vilaça.

Mutirão para retirada do lixo em Vitória

De acordo com a Prefeitura de Vitória, um mutirão que reuniu secretarias municipais, líderes comunitários e voluntários recolheu 74 toneladas de resíduos domiciliares e das ruas da capital, na noite desta segunda-feira (22). A força-tarefa, que começou às 19 horas, terminou às 23h45, quando o último carro descarregou na unidade de transbordo.

“Foi um trabalho fruto de união de esforços e da dedicação de nossas equipes de servidores e voluntários, que não mediram esforços para proporcionar um ambiente limpo para a nossa população. Nos sentimos agradecidos pela ajuda de cada um que atuou nessa missão”, declara o secretário da Central de Serviços, Leonardo Amorim.

Paralisação

A paralisação dos trabalhadores que realizam os serviços de varrição, jardinagem e coleta de lixo domiciliar começou nesta segunda-feira (22) nas cidades de Vitória, Vila Velha, Serra, Cariacica e Guarapari.

De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores Empresas de Asseio Conservação Limpeza Pública e Serviços Similares (Sindilimpe-ES), a categoria reivindica 15% de reajuste salarial e tíquete de alimentação linear no valor de R$ 1 mil de forma “fixa”, ou seja, sem descontos em caso de atestado/declarações, férias ou diferença de escala. Também querem que o pagamento do plano de saúde seja integralmente feito pela empresa e ampliação da cobertura com previsão de internação. E, por fim, que as empresas se responsabilizem pela higienização dos uniformes de todos os funcionários.

O Sindicato das Empresas de Limpeza Urbana do Espírito Santo (Selures) propôs um reajuste de 3,71%. A categoria rejeitou o percentual proposto e decretou greve.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui