fbpx

Dia a dia

Romaria dos Homens altera trânsito em Vitória neste sábado

Interdições começam na sexta-feira (25) à noite e seguem até a chegada da procissão à Prainha, em Vila Velha

Publicado

em

Festa da Penha 2022 - Romaria dos homens. Foto: Fernando Ribeiro

Festa da Penha terá missas, romarias e shows. Foto: Fernando Ribeiro

A tradicional Romaria dos Homens, um dos momentos mais simbólicos da Festa da Penha, acontece na noite deste sábado (26), com trajeto da Catedral Metropolitana de Vitória até o Parque da Prainha, em Vila Velha. A expectativa é de milhares de fiéis participando da caminhada em homenagem à padroeira do Espírito Santo.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A primeira alteração no trânsito ocorre às 18h de sexta-feira (25), com a interdição total da Rua José Marcelino, ao redor da Catedral Metropolitana. No sábado (26), a partir das 14h, os acessos às ruas Professor Baltazar e Doutor José Benjamim Costa também serão bloqueados. Veículos não poderão circular no entorno da igreja, e o fluxo será desviado para a Rua Dionísio Rosendo.

A Avenida Jerônimo Monteiro, no sentido Centro-Cariacica, será interditada às 18h de sábado, na altura da Praça Costa Pereira. O estacionamento na via também estará proibido. Uma faixa exclusiva será reservada para o desembarque de ônibus que transportam romeiros. O retorno dos veículos será feito pela lateral do Teatro Glória, na Rua Marcelino Duarte.

Dicas e rotas alternativas

A Guarda Municipal de Vitória recomenda que os fiéis evitem ir de carro próprio, já que há poucas vagas disponíveis na região da Catedral. A orientação é usar transporte público, aplicativos ou vans fretadas.

Motoristas que pretendem seguir para Cariacica ou Vila Velha devem optar pela Terceira Ponte ou pela Rodovia do Contorno. Já quem precisa acessar a região de Santo Antônio pode utilizar a Rodovia Serafim Derenzi, entrando por Maruípe, próximo ao Quartel da PM.

Caminho da procissão

A romaria sairá da Catedral e seguirá pela Rua José Marcelino, acessando a Rua São Francisco e passando sob o Viaduto Caramuru. A caminhada segue pela Avenida Cleto Nunes, cruza o Parque Moscoso e continua pela Avenida Marcos de Azevedo, próximo à Santa Casa de Misericórdia.

O trajeto segue por Vila Rubim, passando pela Avenida Duarte Lemos (antiga loja Giacomin), até a Avenida Nair de Azevedo, nas imediações da Ponte Seca. De lá, os fiéis seguem até a Segunda Ponte, rumo a Vila Velha.

Durante todo o trajeto, haverá interdições temporárias. Equipes da Guarda de Vitória estarão posicionadas em pontos estratégicos para garantir a segurança e a fluidez do percurso.

Escolta e apoio

Pelo terceiro ano seguido, o Grupo Tático Operacional (GTO) da Guarda será responsável pela escolta da imagem de Nossa Senhora da Penha. Outras equipes da corporação também darão suporte à romaria, reforçando os bloqueios e orientando motoristas.

A previsão é que o trânsito nas vias afetadas volte à normalidade por volta das 22h de sábado. A Festa da Penha, considerada a terceira maior celebração religiosa do país, segue até o dia 28 de abril.

LEIA MAIS: