Dia a dia
Rio Doce ultrapassa cota de inundação e famílias deixam casas em Linhares
Defesa Civil monitora situação e oferece apoio a famílias do Olaria, que estão em risco devido ao aumento do nível do rio
Em razão das fortes chuvas que atingem o Espírito Santo desde terça-feira (7), o nível do Rio Doce, em Linhares, atingiu 3,69 metros na manhã desta quinta-feira (9), ultrapassando a cota de inundação de 3,45 metros. Na quarta-feira (8), o rio chegou a ultrapassar os 4 metros, mas recuou temporariamente antes de voltar a subir nesta quinta.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A medição foi realizada pela Defesa Civil Municipal, que segue em alerta. Devido ao risco de alagamentos, a comunidade do Olaria foi orientada a acionar as equipes da Defesa Civil em caso de emergência, pelo telefone 27 98115 0511.
O secretário municipal de Segurança Pública, Eduardo Costa Negro, e o subsecretário de Assistência Social, Rony Preato Pião, visitaram a comunidade para oferecer apoio e destacar que a Prefeitura está à disposição. Até o momento, uma família de sete pessoas foi levada para a Casa de Acolhida da Prefeitura, e outra família de quatro pessoas foi encaminhada para a casa de parentes. Se necessário, as famílias também poderão ser abrigadas no ginásio do bairro Conjunto Juparanã, onde receberão assistência das equipes de Assistência Social.
A previsão é que o nível do rio continue subindo nas próximas horas, estabilizando-se em seguida. A Secretaria Municipal de Assistência Social está com equipes de recepção e apoio prontas para atender as famílias em risco, oferecendo suporte psicológico, recreação e alimentação.
A Defesa Civil Municipal segue com plantão 24 horas para monitoramento da situação. A população pode acionar o órgão através do telefone 27 98115 0511, pelo 153 da Guarda Civil Municipal ou pelo 193 do Corpo de Bombeiros.
Ver essa foto no Instagram
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui