Dia a dia
Repost, mapa e aba de amigos: veja o que mudou no Instagram
Meta, empresa responsável pelo Instagram, espera aproximar os usuários com as novas atualizações

Instagram traz novidades para aproximar os usuários. Foto: Reprodução/Meta
O Instagram lançou duas novidades que chamaram atenção dos usuários nesta semana. A partir de agora, será possível repostar reels de outras pessoas no feed e utilizar um mapa com localização ativa de amigos. As atualizações estão sendo liberadas aos poucos.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O “Repost” de reels no feed já chegou no aplicativo da grande parte dos usuários. A ferramenta é semelhante ao retuíte do X e reproduz o modelo já adotado pelo TikTok. A ideia é de que as pessoas possam compartilhar conteúdos produzidos por terceiros e adicionar um comentário que aparecerá em formato de balão na tela.
Segundo a Meta, empresa responsável pelo Instagram, isso pode auxiliar os criadores de conteúdo. “As republicações são creditadas ao autor original. Se você é um criador, isso significa que, se o seu conteúdo for republicado por outra pessoa, ele poderá ser recomendado aos seguidores dessa pessoa, mesmo que ela não siga você”.
Outro destaque é o mapa interativo, uma ferramenta que irá permitir ver a última localização ativa de amigos, caso o compartilhamento esteja ativado. Essa função pode ser desativada pelo usuário ou limitada apenas para pessoas mais próximas. Ela estará no topo da aba de mensagens diretas.
Essa atualização também deixará com que o usuário explore publicações feitas em locais próximos, mesmo sem compartilhar a localização. Shows, restaurantes e pontos turísticos aparecem no mapa com postagens recentes, algo que já foi utilizado no app Snapchat.
“Amigos”
Uma terceira atualização também foi feita no Instagram com a criação da aba “Amigos” dentro do reels. Ele mostra vídeos públicos que os amigos curtiram ou comentaram e recomendações com base em interesses em comum e sugestões para iniciar conversas.
A função, segundo a Meta, busca destacar conteúdos relevantes e reforçar conexões mais próximas na rede. Ela já vinha sendo testada desde o início do ano e será liberada globalmente.
Além disso, novos controles de privacidade foram adicionados. Usuários agora podem ocultar suas curtidas e comentários no reels, além de silenciar atividades de pessoas específicas.
