Dia a dia
Quiosques de Vitória terão que retirar cordas e até muro da areia
Segundo a SPU-ES, os quiosques apresentam irregularidades que impedem o acesso da praia aos banhistas

Os quiosques da orla de Vitória terão que remover cordas, deques e mesas. Foto: Divulgação
A Secretaria de Patrimônio da União no Espírito Santo (SPU-ES) determinou a remoção de estruturas irregulares instaladas na faixa de areia por quiosques localizados na orla de Camburi e Curva da Jurema, em Vitória. Os estabelecimentos deverão retirar mesas, cadeiras, cordas, deques, ofurôs e demais equipamentos que dificultam o acesso dos banhistas.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação (CDTIV), responsável pela gestão dos quiosques, informou que cumpre as orientações da SPU e já notificou os proprietários dos estabelecimentos.
De acordo com o documento da SPU-ES, no quiosque Mangalô foram encontradas cercas com cordas e vegetação, além de tela instalada próxima à quadra de areia, que impedem o livre acesso à praia. A fiscalização também identificou mobiliários fixos, varal de luzes, expansão de deck de madeira e piso cimentado como irregularidades na faixa de areia.
Já no Clericot Café, a SPU constatou a presença de mobiliários fixos, cobertura, carpete e um espaço para palco, além de cercamento com cordas e vegetação, também dificultando o acesso à praia. Situação semelhante foi identificada no quiosque El Gitano, localizado na Curva da Jurema.
Neste estabelecimento, foi identificada a ocupação da faixa de areia do Quiosque por mobiliários e fixos, cobertura, muro baixo de madeira, entre outros equipamentos, além de cordas e vegetações que impedem o livre e franco acesso à praia.
O relatório da SPU ressalta que a permanência dessas estruturas na faixa de areia caracteriza intervenções que modificam de forma permanente às áreas da praia, o que é irregular.
Os quiosques terão que se adequar às normas estabelecidas para evitar penalidades e garantir o livre acesso dos frequentadores às praias.
A Ecos e a Conexx, concessionárias dos quiosques de Camburi e Curva da Jurema, informaram que enviou ofício aos proprietários e que vai acompanhar de perto as ações que serão tomadas.
