fbpx

Dia a dia

Quanto tempo espero para dirigir após consumir bebida alcoólica? PM explica

O capitão Antony, da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), fez o teste com diversos tipos de bebida alcoólica

Publicado

em

O capitão Anthony fez teste com bebidas alcóolicas

O PM, capitão Anthony, fez o teste com diversos tipos de bebida alcóolica. Foto: Reprodução

A combinação bebida e direção, além de impactar no bolso do condutor que comete esse tipo de infração de trânsito, pode causar sérios riscos de acidente e até morte. A multa para quem for flagrado no bafômetro pode chegar a R$ 3 mil e ainda prisão de até 8 anos para o infrator. 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Uma dúvida, no entanto, é qual o tempo em que o álcool fica no organismo da pessoa e qual prazo ela pode assumir a direção após essa ingestão. 

Em um vídeo publicado no YouTube, o Capitão Anthony Moraes Costa, da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES), fez um teste com diversos tipos de bebidas como cachaça, uísque, cerveja e vinho para identificar o tempo em que elas deixam de ser acusadas no teste. 

Veja o vídeo com o teste: 

De acordo com a publicação, um copo de cerveja Pilsen, de 250ml, demora em média 45 minutos para ser absorvido pelo organismo e já não aparecer mais no bafômetro. Já a mesma quantidade de cerveja Ipa, que tem maior potencial alcoólico, demora 1h40 minutos. 

Pelo teste realizado pelo policial, uma taça de vinho de cerca de 150ml demora até 1h30. Mas vale destacar que durante o teste, o capitão também ingeriu água. 

O motorista que bebeu uma taça de gin, de 60ml, precisa esperar 1h45 para assumir o volante; 30ml de cachaça (30 minutos) e 50ml de uísque (56 minutos). 

No vídeo, o policial explica que conduzir sob influência de álcool é considerado infração de trânsito. No entanto, no bafômetro existe uma margem de erro. “O condutor que na hora da aferição apresentar até 0,04ml/l não comete infração e é liberado. De 0,05 a 0,33ml/g é considerado infração gravíssima. E a partir de 0,34ml/l infração gravíssima mais crime de trânsito”, explicou. 

E prosseguiu o PM: “Beber e dirigir é sempre uma conduta inadequada e perigosa, com penalidades duras”, reforçou. Ele lembrou ainda que o motorista pode se recusar a fazer o teste, mas que mesmo assim ele tem a CNH suspensa e pagamento de multa que pode chegar a quase R$ 3 mil. 

É importante lembrar que o teste pode variar de acordo com o organismo de cada pessoa.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui