Dia a dia
Projeto Cão Terapeuta é iniciado no Hospital Evangélico de Vila Velha
O projeto foi iniciado no último sábado (2) com o objetivo de contribuir com a recuperação dos pacientes
A Cão Terapia está levando alegria para os pacientes que estão internados no Hospital Evangélico de Vila Velha (HEVV). O projeto foi iniciado no último sábado (2) com o objetivo de contribuir com a recuperação dos pacientes.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Francine Lelis da Silva está internada no Hospital Evangélico há 12 dias e ficou extremamente feliz ao receber a visita dos cachorrinhos Logan, Maria Flor, Melsinha Faria e Potinho de Mel. “Eu simplesmente amei. Fez a diferença no meu dia. Foi uma alegria enorme ter o contato com esses animais tão lindos e dóceis”, disse a técnica de enfermagem.
> Como escolher cães companheiros para filhos com deficiências
Esse projeto é mais uma maneira que o hospital encontrou de humanizar o atendimento para os pacientes. “Sabemos que muitas pacientes que estão internados há mais tempo sentem falta de seus animais de estimação. Por isso, resolvemos abraçar esse projeto que é tão sensível e vem com a proposta de promover saúde com a diminuição da hiperatividade, solidão e ansiedade. Além de melhorar a interação social e trabalhar a reabilitação motora”, ressaltou Danielle Freitas Rangel, que é líder da equipe multidisciplinar do HEVV.
Os cães que irão fazer as visitas são da raça Spitz e Shithzu. Esses cachorrinhos passam por avaliação do médico veterinário regularmente e sempre estão com o cartão de vacinação em dia. Antes dos pequenos animais entrarem no hospital, os cachorrinhos são levados ao pet shop e não encostam mais no chão, só assim estão aptos para participar do projeto.
> Conheça o trabalho do cão terapeuta Frederico Alfredo em hospitais da GV
“Eu já faço esse trabalho assistencial voluntário em outros dois hospitais da Grande Vitória e agora surgiu a oportunidade de iniciar no HEVV. Vejo a felicidade no rosto de cada paciente e isso é muito gratificante. Às vezes, o nosso cãozinho é a única visita que o paciente vai receber naquele dia”, relatou Clara Maria de Souza, que é assistente social autora e mantenedora do projeto.
Antes da visita, a equipe multidisciplinar do HEVV realiza uma abordagem individual aos pacientes para saber se eles têm interesse em participar do Projeto Cão Terapia. Também há a orientação médica para que pacientes em tratamento oncológico com quimioterapia, aqueles que fazem diálise peritoneal ou transplantaram em menos de seis meses não participem do projeto.
O projeto acontecerá sempre aos sábados, das 13h30 às 15h30, e percorrerá todos os setores do hospital.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui