Dia a dia
Procon-ES notificará Uber por cobrança de pedágio na Terceira Ponte
Apesar do pedágio ter sido extinto pelo governo do estado, a Uber continuava fazendo a cobrança para os passageiros
O Procon-ES vai notificar a Uber pela cobrança de pedágio na Terceira Ponte e na Rodovia do Sol feita aos passageiros que utilizam as vias. Mesmo com o fim da taxa, a plataforma repassava os custos da tarifa para os usuários do serviço.
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A informação da cobrança foi divulgada pela reportagem do portal ES360 na última segunda-feira (8). Ao todo, foram 19 dias de cobrança irregular feita pelo aplicativo aos passageiros.
Nesta terça-feira (9), motoristas do aplicativo relataram que não estavam mais recebendo os valores de R$ 2,80 e R$ 12,60 referentes ao pedágio da Terceira Ponte e Rodovia do Sol, respectivamente.
“Diante da notícia de cobrança pela Uber referente a valores concernente ao pedágio da Terceira Ponte e em caso de descumprimento, aplicará as sanções administrativas cabíveis”, informou em nota.
A diretora-presidente do Procon do Espírito Santo, Letícia Coelho Nogueira, informou que a prática é abusiva, mas que o órgão ainda não registrou nenhuma reclamação contra a Uber sobre o assunto.
Ela explicou que a cobrança não pode ser feita, já que se trata de uma prática que exige do consumidor vantagem manifestamente excessiva, conduta prevista no artigo 39, inciso V do Código de Defesa do consumidor.
A reportagem do portal ES360 entrou em contato com a Uber para saber se os motoristas que pagaram o pedágio indevidamente serão reembolsados, mas até o fechamento a empresa ainda não tinha se pronunciado sobre o assunto.
Reclamação contra Uber
Os consumidores podem registrar reclamações pessoalmente na sede do Procon-ES, localizada na Avenida Jerônimo Monteiro, 935, no Centro, em Vitória, de segunda-feira a sexta-feira, mediante agendamento pelo site www.agenda.es.gov.br. Outra unidade do Procon-ES está localizada no Faça Fácil, em Cariacica, que atende de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h, e, aos sábados, até as 13 horas. O agendamento para o Faça Fácil deve ser feito pelo site www.facafacil.es.gov.br.
A população também pode registrar reclamações, sem sair de casa, pelo Atendimento Eletrônico, disponível no site www.procon.es.gov.br. Denúncias e dúvidas podem ser formalizadas pelo WhatsApp (27) 3323-6237.
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