Dia a dia
Inverno começa nesta semana. Confira a previsão para o ES
No dia 21 de junho, o inverno começará, e segundo a previsão do tempo, promete trazer mudanças significativas nas condições climáticas em todo o ES
Após as altas temperaturas registradas nos primeiros meses do ano, muitos capixabas esperam por um clima mais ameno. No dia 21 de junho deste ano, o inverno começa oficialmente, marcando o início de uma estação que promete trazer mudanças significativas nas condições climáticas em todo o Espírito Santo. Será que o capixaba precisar tirar os casacos do armário?
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Após um período recente de temperaturas acima da média devido ao fenômeno El Niño, o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) alerta para a transição em direção ao La Niña, que deverá influenciar o clima nos próximos meses.
> Baixa umidade do ar: tempo seco deixa cidades do ES em alerta
Durante a estação mais fria do ano, que se estende até setembro, é esperada uma queda nas temperaturas, especialmente nas áreas mais elevadas da região Serrana, onde as mínimas médias podem atingir entre 10 e 12ºC. A previsão do tempo mostra que nas demais regiões do estado, as mínimas devem variar de 15 a 17ºC, enquanto as máximas médias oscilam entre 23 e 25ºC na Região Serrana e entre 27 e 28ºC nas demais áreas.
CARACTERÍSTICAS DO INVERNO
Segundo o Incaper, a característica marcante do inverno capixaba são as frentes frias acompanhadas de massas de ar polar, responsáveis pela diminuição das temperaturas e pela ocorrência de inversões térmicas e nevoeiros nas primeiras horas do dia, especialmente nas áreas afastadas do litoral. Estes fenômenos são causados pela umidade relativa elevada durante a noite, que contribui para o resfriamento da superfície.
> A aurora boreal poderá ser vista no Espírito Santo?
No que diz respeito à precipitação, o inverno é geralmente uma estação seca no estado, com médias acumuladas variando de menos de 100 mm no oeste a entre 150 e 200 mm no leste do Espírito Santo. Essa distribuição de chuvas, além de contribuir para o perfil seco do período, requer atenção especial para a conservação dos recursos hídricos e a prevenção de incêndios florestais, especialmente em regiões com umidade relativa baixa.
PREVISÃO DO TEMPO
Para o trimestre de junho, julho e agosto, que abrange o inverno no Espírito Santo, as previsões indicam um cenário de chuvas dentro da normalidade, ou ligeiramente abaixo do normal, em grande parte do estado. Quanto às temperaturas, espera-se um padrão próximo ao normal nas regiões sul e noroeste, enquanto na faixa leste e extremo norte capixaba há uma tendência de temperaturas ligeiramente acima da média.
O Incaper explica que os indicativos sugerem um inverno que pode não ser tão rigoroso, especialmente considerando que entramos na estação durante a fase de neutralidade e início do La Niña. Durante este período, é esperada a passagem de frentes frias pelo Espírito Santo, o que deverá provocar quedas significativas nas temperaturas, tanto durante o dia quanto durante a noite e madrugada.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui