fbpx

Dia a dia

Prefeituras já fazem treinamento em escolas para casos de ataques

Além disso, há reforço na segurança e ações educativas nas escolas

Publicado

em

Em Vila Velha, a Guarda Municipal reforçou o monitoramento nas escolas. Foto: Divulgação (PMVV)

Diante da onda de ameaças de ataques que circulou nesta segunda-feira, as prefeituras da Grande Vitória já estão fazendo treinamentos com a comunidade escolar para agir em casos de violência dentro das escolas. O objetivo  é garantir a segurança de professores e alunos e evitar ocorrências como as que aconteceram em Blumenau na semana passada.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Para se ter uma ideia, só em 2022, a Polícia Militar contabilizou 34 ameaças de ataques em escolas no Espírito Santo.

Em Vitória, por exemplo, a prefeitura informou que faz treinamentos com base em modernos protocolos de segurança junto à comunidade escolar. Além disso, reforçou o monitoramento com o apoio da Guarda Municipal e equipou todas as escolas com o botão do pânico.

Já na Serra, a prefeitura desenvolveu o programa Educação em Alerta, que é um conjunto de medidas para ampliar a segurança da comunidade escolar. Entre as ações está o treinamento dos educadores para acionar dispositivos de segurança caso haja alguma situação de emergência.

> Ataques em escolas: PM explica viabilidade de equipamentos de segurança

A prefeitura da cidade informou ainda que irá implementar um acessório denominado Educação em Alerta, uma espécie de botão do pânico, em creches e escolas da rede municipal. Os profissionais de cada unidade serão treinados para utilizar o recurso em caso de suspeita.

Em Viana, a prefeitura estabeleceu, nesta segunda-feira, um Comitê com a participação de diversas secretarias para elaborar e apresentar propostas efetivas em casos de ameaças ou ataques em escolas do município.

Veja o que dizem as prefeituras

Vitória

A Prefeitura de Vitória vem a público informar que as aulas nas unidades de ensino da capital estão mantidas e vem ampliando as ações dedicadas à segurança escolar. 

Por meio da Guarda Civil Municipal, a Prefeitura ampliou os mecanismos de monitoramento, bem como o treinamento de equipes, baseada nos mais modernos protocolos de segurança.

Todas as escolas da rede municipal de ensino da Capital foram equipadas com botão do pânico; o número de câmeras de videomonitoramento vem sendo ampliado; e as equipes da rede socioassistencial e a coordenação escolar têm atuado de maneira integrada para manter um círculo de construção de paz e prestar apoio à comunidade escolar.

Nossa prioridade é a vida, a integridade dos nossos estudantes, profissionais da educação, colaboradores e familiares, como também a convivência social harmônica e pacífica.

Cariacica

A Prefeitura de Cariacica, por meio da Secretaria de Educação, informa que a Guarda Municipal e o Serviço de Inteligência estão em constante monitoramento das mensagens que circulam em redes sociais e se encontram nos bairros dando apoio às escolas. Tais mensagem já foram reportadas às autoridades competentes.

As medidas de segurança foram reforçadas com todas as equipes e cuidados redobrados em relação ao fluxo de entrada e saída nas escolas, com entrada restrita aos alunos e proibição da circulação de pessoas que não façam parte da comunidade escolar.

Vale ressaltar que a maior parte das escolas municipais já possui sistema de videomonitoramento. Diante das medidas preventivas as aulas serão mantidas.  

Serra

A Secretaria de Educação da Serra informa que implantou o programa Educação em Alerta, que é um conjunto de medidas para ampliar a segurança da comunidade escolar. Entre as ações estão  os investimentos em tecnologia, como as câmeras diretamente ligadas à central de videomonitoramento, a patrulha escolar, que conta com equipes que vão atuar exclusivamente nas escolas, realizando visitas tranquilizadoras.

Equipes serão treinadas nas escolas para acionar um dispositivo de segurança, caso haja alguma intercorrência. Além disso, será ampliada a jornada de vigilantes nas escolas. Em paralelo, será reforçada a cultura de paz nas escolas, por meio do diálogo e atividades que trabalham a autoestima e o bom convívio dentro e fora da escola.

Já a Secretaria de Defesa Social (Sedes) da Serra explica, um pouco mais, que de maneira intensificou as medidas de segurança nas unidades de ensino do município. Além do videomonitoramento em tempo real e as visitas tranquilizadoras, já realizadas pela Guarda Civil Municipal em unidades de ensino com maior vulnerabilidade, a Prefeitura da Serra irá implementar um acessório denominado Educação em Alerta em creches e escolas da rede municipal. Ainda nesta semana, a Sedes irá capacitar os profissionais de cada unidade para utilizarem o recurso em caso de suspeita. Além disso, a Prefeitura ainda estuda, juntamente com a Polícia Militar, levar as ações para parte das escolas particulares existentes na cidade. Todas as medidas visam levar tranquilidade tanto para pais, quanto às comunidades escolares.

Vila Velha

Informamos que, a respeito das notícias alarmistas que estão sendo veiculadas nas redes sociais e grupos de WhatsApp, que vêm preocupando a comunidade escolar capixaba, a Prefeitura de Vila Velha, por meio da Secretaria de Educação e da Guarda Municipal, está acompanhando a rotina das escolas, com visitas tranquilizadoras, como nas imagens em anexo.

Estamos mantendo contato direto com a Polícia Militar para quaisquer eventualidades. Informamos que as aulas na Rede Municipal estão acontecendo normalmente, assim como todos os protocolos de segurança.

Viana

A Prefeitura estabeleceu, nesta segunda-feira, um Comitê Municipal com a participação de diversas secretarias para elaborar e apresentar propostas efetivas para o tema.

Foi instituído o projeto “Garantindo Direitos, Promovendo a Paz” coordenado por uma equipe que possui psicólogos, pedagogos, assistente social e a participação da comunidade escolar, e visa proporcionar melhor formação de crianças e jovens levando-os a entender os direitos e deveres deles como parte de uma sociedade.

Todas as 39 unidades de ensino municipal possuem câmeras nos espaços comuns,  e assistentes de portaria, o que abrange as escolas cívico-militares, que possuem militares em seu corpo docente.

A segurança nas escolas é realizada por meio de visitas tranquilizadoras da Guarda Civil Municipal e todos os diretores possuem o telefone para acionar a Corporação pelo 27 99738-8787 em caso de urgência.

Além disso, há o projeto Guarda Mirim, que consiste em  palestras para alunos e professores sobre segurança no trânsito e não violência.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui