Dia a dia
Prazo para rematrícula de estudantes em Vitória é estendido
Previsto inicialmente para ser encerrado nesta sexta, os responsáveis têm agora até o dia 10 de dezembro para garantira a rematrícula

Prazo para rematrícula de estudantes em Vitória é estendido. Foto: Divulgação/Governo do Espírito Santo
Pais, mães e responsáveis por crianças e estudantes matriculados na rede municipal de ensino de Vitória terão mais prazo para efetuar a rematrícula para 2022. Previsto inicialmente para ser concluído nesta sexta (3), o novo prazo agora vai até o dia 10 de dezembro.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
De acordo com a prefeitura, a rematrícula é voltada para crianças até o grupo 5 na Educação Infantil, estudantes até o 8º ano no Ensino Fundamental e estudantes até o 2º segmento intermediário na Educação de Jovens e Adultos (EJA).
O processo pode ser realizado online, direto no ambiente virtual “Boletim Escolar Online”, ao qual as famílias têm acesso tanto pelo aplicativo Vitória Online (ícone Boletim Online) ou por meio do endereço eletrônico.
Outra forma de fazer a rematrícula é comparecer à unidade de ensino que disponibilizar computadores para os responsáveis efetuarem esse procedimento, acessando o mesmo endereço eletrônico.
Ainda na escola, é possível solicitar o auxílio do servidor que atua na secretaria da unidade de ensino, que lançará os dados solicitados na rematrícula diretamente no Sistema de Gestão Escolar (SGE).
No caso do pai, mãe, responsável ou o próprio estudante, maior de 18 anos, que for à escola para fazer a rematrícula e que nunca acessou o ambiente virtual “Boletim Escolar Online” deverá ter em mãos o CPF para efetuar o cadastro do primeiro acesso.
Documentos
Durante a rematrícula, são atualizadas as informações da criança ou do estudante, e da família, como os números de telefone de contato e outras formas de comunicação institucional; preenchimento de questionário socioeconômico; e atualização do endereço residencial.
Para comprovar a alteração do endereço, é necessário apresentar um comprovante recente, dos últimos três meses, que pode ser IPTU ou contrato de locação, emitido por imobiliária, ou recibo de compra e venda de imóvel, registrado em cartório; conta de água, de energia elétrica, de telefone fixo ou móvel pós-pago; comprovante de TV a cabo; ou boleto de condomínio.
Tempo integral
No ato da rematrícula, as famílias que desejarem também tem a opção de pedir a transferência para uma unidade em tempo integral. Os pedidos serão aceitos de acordo com a disponibilidade de vagas.
Ou ainda, as famílias que têm crianças e estudantes matriculados em unidades que serão de tempo integral a partir do próximo ano também podem pedir transferência para uma unidade de tempo regular, caso não queira o tempo integral.
Para 2022, serão dez unidades de ensino em tempo integral, sendo cinco Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei) e cinco Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef).
São elas:
• Cmei Aécio Bispo dos Santos (Jaburu);
• Cmei Dom João Batista Motta e Albuquerque (Praia do Suá);
• Cmei Menino Jesus (Centro);
• Cmei Robson José Nassur Peixoto (Forte São João);
• Cmei Silvanete da Silva Rosa Rocha (Comdusa);
• Emef Anacleta Schneider Lucas (Fonte Grande);
• Emef Eunice Pereira Silveira (Tabuazeiro);
• Emef Izaura Marques da Silva (Andorinhas);
• Emef José Lemos de Miranda (Comdusa);
• Emef Moacyr Avidos (Ilha do Príncipe).
