fbpx

Dia a dia

Por que Vitória não tem terminal do Transcol? Entenda!

Desde 2009, Vitória não tem terminal após a desativação da estrutura do Dom Bosco

Publicado

em

Em 2009, o terminal do Transcol do Dom Bosco, em Vitória, foi desativado. Foto: Divulgação

Em 2009, o terminal do Transcol do Dom Bosco, em Vitória, foi desativado. Foto: Divulgação

Além do município de Viana, Vitória é a única cidade da Grande Vitória sem um terminal do sistema Transcol. O motivo está ligado à desativação do Terminal Dom Bosco, em 2009, quando o espaço deixou de operar após a inauguração de novas estruturas em Vila Velha e Cariacica.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Conhecido como Rua Dom Bosco ou simplesmente “T. Dom Bosco”, o terminal funcionou por mais de quatro décadas na capital. O espaço, porém, era apertado, pouco seguro e com estrutura limitada, características que marcaram a rotina de milhares de passageiros.

A Companhia Estadual de Transportes Coletivos de Passageiros (Ceturb-ES) explicou que o Terminal Dom Bosco recebia linhas de Vila Velha e Cariacica. Com a inauguração dos terminais São Torquato, Itaparica e Jardim América, o espaço foi desativado, e a demanda absorvida pelas novas unidades, que passaram a oferecer mais conforto e segurança.

Embora não tenha um terminal, a Companhia informo ainda que em 2021, as linhas municipais de Vitória foram incorporadas ao Sistema Transcol. Para integrar a capital às demais cidades, a Ceturb implantou as chamadas integrações temporais. Nesse modelo, o passageiro pode embarcar em um segundo ônibus sem pagar nova tarifa, de forma semelhante ao que acontece dentro dos terminais físicos.

As conexões temporais disponíveis podem ser consultadas no site da Ceturb-ES, no banner “Integra GV”, localizado no topo da página.

Aquaviário 

O Governo do estado anunciou, nesta quarta-feira (20), duas novas estações do aquaviário que serão construídas em Vitória, uma na Praça Pio XII, no Centro, e no antigo Terminal Dom Bosco. O prazo estimado para conclusão das obras é de até 18 meses.

Com a ampliação, o modal ganha mais pontos estratégicos de embarque e desembarque. Assim, os passageiros terão maior facilidade para se deslocar entre Vitória, Vila Velha e Cariacica, sempre em integração com o Sistema Transcol.