Dia a dia
Por que pessoas andam com dois ou mais patinetes em Vila Velha?
A cena inusitada com o patinete chamou atenção de uma moradora da orla da Praia da Costa, em Vila Velha

Um jovem chama atenção carregando dois patinetes em Vila Velha. Foto: Divulgação
Uma cena curiosa chamou atenção de uma moradora da Praia da Costa, em Vila Velha. Ela flagrou o que seria um usuário de patinete elétrico compartilhado circulando pelo calçadão da orla carregando dois equipamentos em um mesmo veículo.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
“Ele não é o primeiro que faz isso. Já vi outros aqui da minha varanda. Infelizmente as pessoas não sabem usar. Daqui a pouco está tudo estragado”, lamentou a moradora que fez o registro.
A reportagem do portal ES360 procurou a JET, empresa responsável pelo serviço em Vila Velha, para explicar o fato inusitado.
Veja o vídeo abaixo:
Em nota, a empresa informou que o jovem flagrado pela moradora, na verdade é um funcionário contratado para fazer a manutenção dos equipamentos.
“A JET confirma que o vídeo registra um colaborador da empresa recolhendo os patinetes elétricos. Trata-se de uma prática eventual da equipe a fim de melhor ordenamento dos veículos, quando constatado que foram estacionados em locais impróprios, ou para transferência dos equipamentos entre pontos”, informou a empresa em nota.
Imprudência com patinetes
Uma semana após o retorno dos patinetes elétricos compartilhados em Vila Velha, os usuários ainda não estão respeitando as regras para o uso do equipamento. Na orla do município, é comum ver cenas em que os veículos são usados de forma inapropriada.
A reportagem do portal ES360 percorreu as praias de Itaparica e Praia da Costa na noite de última quinta-feira (2) e constatou diversas imprudências por parte dos usuários. A mais comum foi de uso do patinete por duas pessoas, inclusive com adultos circulando com crianças a bordo do veículo. Outra reclamação dos pedestres é que muitos ainda insistem em andar em alta velocidade no calçadão ao invés da ciclovia.
Em nota, a JET informa que iniciou as operações em Vila Velha no último dia 26. No início de cada viagem, no aplicativo, o usuário tem acesso a reels onde há orientações de como ativar o aparelho e o usá-lo de modo apropriado, respeitando a si mesmo e aos demais cidadãos.
Os equipamentos contam com a limitação automática de velocidade de até 20 Km/h a depender de sua área. No entanto, é importante que o usuário respeite as regras de trânsito.
A frota conta com mais de 140 pontos virtuais de estacionamento, dos quais o aplicativo orienta a não evitar que os veículos fiquem: em rampas de acessibilidade às pessoas com deficiência; próximas a entrada de garagens de automóveis; ou em cima de faixas de pedestres. Ressalta-se que, no mesmo aplicativo, a JET indica em foto como deve ser estacionado o equipamento.
A JET também conta com cerca de 15 colaboradores em Vila Velha. Parte direcionada a retirar patinetes no decorrer do dia que estejam em locais impróprios. Ao mesmo tempo, há uma equipe de instrutores que, a partir do meio-dia, revezam em pontos estratégicos da orla de maior concentração de pessoas a fim de orientar sobre a direção segura e o uso correto dos aparelhos.
A empresa também mantém uma equipe virtual de suporte para atendimento a queixas e reclamações de usuários no próprio aplicativo, por e-mail ([email protected]), WhatsApp e Telegram (13)991374203.
