Dia a dia
Por que o Dia dos Namorados no Brasil é em junho?
O Dia dos Namorados é celebrado em 14 de fevereiro na maior parte do mundo, no entanto, o Brasil comemora apenas em 12 de junho
No Brasil, o Dia dos Namorados é comemorado em 12 de junho, ao contrário de muitos outros países, como os Estados Unidos, onde a data é celebrada em 14 de fevereiro, no Dia de São Valentim. Essa escolha diferente de data no Brasil tem um motivo comercial e histórico.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A celebração em 12 de junho começou na década de 1940, graças ao publicitário João Doria, pai do ex-governador de São Paulo, João Doria Jr. A ideia surgiu a pedido da rede de lojas de departamento Clipper, cujo proprietário, Nilo de Souza Carvalho, queria impulsionar as vendas em junho, um mês tradicionalmente fraco para o comércio, posicionado entre o Dia das Mães, em maio, e o Dia dos Pais, em agosto.
João Doria desenvolveu uma campanha publicitária para as lojas Clipper em 1948, associando o Dia dos Namorados ao Dia de Santo Antônio, celebrado em 13 de junho e conhecido como o “santo casamenteiro”. O slogan da campanha, “Não é só com beijos que se prova o amor!”, incentivava a troca de presentes entre os casais. A campanha foi um sucesso e a ideia se espalhou rapidamente pelo Brasil.
A escolha da data de 12 de junho foi estratégica, pois aproveitava a proximidade com o Dia de Santo Antônio e criava uma nova oportunidade para o comércio, semelhante ao impacto positivo do Dia das Mães nas vendas. A campanha publicitária original foi tão bem recebida que foi considerada a melhor do ano pela Associação Paulista de Propaganda.
Portanto, a celebração do Dia dos Namorados em 12 de junho no Brasil é um exemplo de como uma iniciativa comercial pode se transformar em uma tradição cultural, unindo o aspecto religioso do Dia de Santo Antônio com uma data estratégica para o comércio.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui