Dia a dia
Polícia Federal prende Braga Netto no Rio de Janeiro
Ex-vice de Bolsonaro foi detido em Copacabana e será mantido sob custódia do Exército no Comando Militar do Leste
A Polícia Federal prendeu, neste sábado (14), Walter Braga Netto, ex-ministro da Casa Civil e da Defesa durante o governo Jair Bolsonaro (PL). A detenção ocorre no âmbito do inquérito que investiga ações relacionadas a uma tentativa de golpe. Agentes também realizaram buscas na residência do militar.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A prisão aconteceu em Copacabana, no Rio de Janeiro. Braga Netto será levado ao Comando Militar do Leste, onde ficará sob custódia do Exército. As informações foram divulgadas pela jornalista Andréia Sadi, do G1.
Entenda
Braga Netto foi indiciado pela Polícia Federal no inquérito conduzido pelo Supremo Tribunal Federal (STF) que investiga uma tentativa de golpe ocorrida entre outubro de 2022 e janeiro de 2023. O plano incluía, entre outras ações, o assassinato do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), do vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e do ministro do STF Alexandre de Moraes.
O tenente-coronel Mauro Cid, ex-assistente de ordens de Bolsonaro, afirmou em depoimento à PF que Braga Netto entregou dinheiro em espécie para financiar o plano, denominado “Punhal Verde e Amarelo”. O objetivo seria realizar os assassinatos por meio de um grupo de elite das Forças Armadas, conhecido como “kids pretos”.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui