fbpx

Dia a dia

Polícia descobre plano de adolescente para atacar escola no ES

Na casa do menor foram encontradas armas, máscaras e imagens ligadas ao nazismo

Publicado

em

Na casa do adolescente, foram encontradas máscara, arma e material nazista. Foto: Divulgação (PCES)

Um adolescente de 15 anos de idade foi apreendido, na última quarta-feira (9), acusado de ameaçar cometer um ataque a uma escola no município de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo. 

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Na residência do menor, foram encontrados vários materiais que poderiam ser utilizados em um futuro ataque, como máscaras e uma faca, além de imagens de pessoas se mutilando e fotos ligadas ao nazismo. Na ocasião, o pai do adolescente foi preso em flagrante por posse irregular de arma de fogo.

De acordo com a polícia, o menor fez diversas postagens em um fórum na internet que planejava o ataque desde quando tinha 12 anos de idade. Ele contou ainda que tinha acesso às armas e treinamento para utilizá-las, já que tinha sido levado pelo próprio pai para um clube de tiro. 

De acordo com o titular da Delegacia Especializada de Repressão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), delegado Brenno Andrade, durante a ação da polícia, o menor afirmou em tom de deboche que tudo se tratava de uma brincadeira e que o pai, um atirador esportivo, pediu aos policiais para desconsiderar o crime. 

“O pai estava mais preocupado em perder o registro de atirador do que de fato com o que estava acontecendo. Os pais, infelizmente, falaram que aquilo era coisa de adolescente. Em várias situações, somos nós os responsáveis por alertar os pais que aqueles adolescentes podem vir a praticar os ataques”, disse. 

E prosseguiu: “O menor falou informalmente e disse que sofria bullying de professores, alunos e passava por tratamento psiquiátrico. Ele foi conduzido, prestou esclarecimentos e agora a polícia vai continuar com as investigações. 

O delegado-geral da Polícia Civil (PCES), José Darcy Arruda, explicou que a denúncia chegou à polícia em maio por meio de um relatório do Ministério da Justiça dando conta de que o adolescente tinha feito postagens na internet de que faria o ataque na escola onde estudava. 

“Não podemos subestimar uma informação dessas. A ação da polícia foi bem feita e queremos que pais observem seus filhos. Não podemos deixar que fatos como os que já aconteceram outrora venham acontecer novamente. Ia acontecer? Não sabemos, mas poderia”, destacou Arruda. 

Durante o cumprimento de busca e apreensão, foi encontrada ainda uma arma sem registro, que pertencia ao pai do acusado. Ele foi detido por porte ilegal de armas e liberado após pagamento de fiança.

Plano de segurança

Criado há mais de três meses, o Plano de Segurança nas Escolas, iniciativa do Governo do Estado para coibir ataques, ainda não foi totalmente concluído. De acordo com os dados divulgados pela Secretaria de Segurança Pública (Sesp), apenas 32% das metas foram cumpridas.

O Plano se divide em cinco eixos temáticos: são eles: Eixo de Gestão Inovadora, Eixo Ações de Inteligência, Eixo de Ações Preventivas, Eixo de Fortalecimento Operacional e Eixo de Ações Pedagógicas e Psicossociais. 

Das 28 medidas que compõem o plano, nove foram concluídas, 10 estão em andamento e outras nove estão aguardando para serem executadas.  

Entre as principais medidas anunciadas pelo Governo estavam contratação de psicólogos e assistentes sociais (em andamento) e curso de enfrentamento e prevenção ao atirador (em andamento).


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui