fbpx

Dia a dia

PF faz operação contra quadrilha que recrutava “mulas humanas”

As “mulas humanas”,eram responsáveis por transportar cocaína de regiões fronteiriças do Brasil, principalmente do Mato Grosso, para o Espírito Santo

Publicado

em

PF faz operação contra quadrilha que recrutava "mulas humanas"

PF faz operação contra quadrilha que recrutava “mulas humanas”. Foto: divulgação / PF

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira (01) a Operação Mulus, com o objetivo de desmantelar uma organização criminosa especializada no tráfico de drogas através de “mulas humanas”. Esses indivíduos, contratados pelo grupo, eram responsáveis por transportar cocaína de regiões fronteiriças do Brasil, principalmente do Mato Grosso, para o Espírito Santo.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Na operação foram cumpridos seis mandados de busca e apreensão, sendo cinco no Espírito Santo e um no Mato Grosso, além de dois mandados de prisão temporária também no Espírito Santo. Durante as buscas, diversos aparelhos celulares foram apreendidos.

As investigações, iniciadas em junho de 2023 após a prisão de dois indivíduos com 14 kg de cocaína em Cuiabá/MT, revelaram que os líderes da organização coordenavam o recrutamento das “mulas”. Estes transportadores, que carregavam a droga oculta em seus corpos, recebiam aproximadamente R$ 3.000,00 por viagem.

Em um período de 12 meses, estima-se que o grupo criminoso movimentou cerca de 100 kg de cocaína. As investigações prosseguem, e os envolvidos enfrentarão acusações de tráfico e associação para o tráfico de drogas, com agravante pela natureza interestadual do delito.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui