fbpx

Dia a dia

Pescador grava vídeo e alerta para perigo na Baía de Vitória

Pescador mostra risco de colisão entre Vitória e Cariacica; Capitania dos Portos alerta para uso de cartas náuticas oficiais

Publicado

em

Pescador aponta pedra submersa próxima à Segunda Ponte, em trecho da Baía de Vitória usado por barcos e jet-skis

Pescador aponta pedra submersa próxima à Segunda Ponte, em trecho da Baía de Vitória usado por barcos e jet-skis. Foto: Reprodução/TikTok

Um vídeo gravado pelo pescador Junior Dias revelou o perigo de uma pedra submersa perto da Segunda Ponte, entre Vitória e Cariacica. O registro mostra que, durante a maré alta, a formação rochosa fica invisível, aumentando o risco de colisão para barcos e jet-skis que cruzam o trecho.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

“Quando a maré cobre, não tem como estar vendo ela. Aí geralmente as pessoas vêm com jet-ski, com barco, e é perigoso estar batendo nessa pedra aí, estragando a embarcação”, alertou o pescador no vídeo.

Risco escondido

A pedra está localizada próximo à área da rodoviária de Vitória, na aproximação pelo lado de Cariacica. Segundo o relato, há ao menos duas formações rochosas lado a lado. Sem sinalização visual, o perigo aumenta durante a maré cheia, quando o obstáculo fica totalmente encoberto.

@juniordias7941 #caiaque #capixaba #espiritosanto #turismo #aventura ♬ som original – aluguel de caiaques sucatafish

Nota oficial da Capitania

Em resposta, a Capitania dos Portos do Espírito Santo informou que a ilhota mencionada fica fora do canal de navegação balizado, descrito na Carta Náutica nº 1401. O órgão destacou que navegadores devem sempre utilizar cartas oficiais e consultar os Avisos aos Navegantes antes de cada travessia.

A Capitania reforçou ainda a necessidade de seguir as normas previstas nas NORMAM (Normas da Autoridade Marítima), consideradas essenciais para garantir a segurança do tráfego aquaviário e evitar acidentes e poluição ambiental.

LEIA TAMBÉM: