fbpx

Dia a dia

Pedreiro desafia a gravidade e faz casa de cabeça para baixo no ES

A casa de cabeça para baixo tem dois andares com quartos, cozinha, banheiro e até a casa do cachorro também é invertida

Publicado

em

A casa de cabeça para baixo atrai diversos turistas na cidade de Sãl Mateus, norte do Espírito Santo. Fotos: Josué de Oliveira

“Era uma casa muito engraçada. Não tinha teto, não tinha nada. Ninguém podia entrar nela não, porque na casa não tinha chão”.  O trecho da canção de Vinicius de Moraes eternizada na MPB não se aplica a um pequeno imóvel engraçado e construído na Ilha de Guriri, em São Mateus, no norte do Espírito Santo. Até porque, ao contrário do que diz a letra da música, essa tem tudo que uma casa tradicional possui. Exceto por um detalhe que tem feito toda a diferença na região.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A construção, erguida pelo pedreiro aposentado Valdivino Miguel da Silva, chama atenção pela criatividade e também pela forma inusitada como foi criada: de cabeça para baixo. Isso mesmo.

Contrariando todas as regras da engenharia civil tradicional, a casa virou ponto turístico na cidade e atrai diversos visitantes desde 2017.

Foram três anos de obra até ser concluída. A ideia inicial era morar na residência, mas, assim que ficou pronta, a casa, obviamente, atraiu os olhares curiosos e acabou virando um local de visitação para turistas. O sucesso foi tão grande que já chegou a registrar mais de mil visitas em um único dia.

Quem vê de fora não imagina que, por dentro, a propriedade também é igual a qualquer outra. Tem dois andares, com cozinha, banheiros, sala e dois quartos. E tudo de cabeça para baixo, como camas, fogão, mesa, eletrodomésticos, brinquedos das crianças e até a casinha do cachorro.

A história que deu o start para a construção da casa, que na época custou cerca de R$ 50 mil, é ainda mais curiosa.

Valdivino contou que a ideia surgiu após uma visita ao médico com a esposa e descobrir que estava com hipertensão. Ele foi orientado pelo especialista a fazer caminhadas diariamente. “Eu disse para minha esposa: a casa caiu”, brincou.

Ele até tentou seguir as orientações médicas, mas cinco dias depois desistiu. Para não ficar parado, teve a ideia de fazer a casa invertida. “Minha esposa ligou para minha filha e disse: ‘Seu pai não está precisando de cardiologista não. Está precisando é de um psiquiatra’”.

A “loucura”, no entanto, acabou sendo abraçada pela esposa, que também ajudou a erguer a construção, que fica ao lado da residência oficial do casal.

Serviço Casa de Cabeça Para Baixo

Endereço: Rua Belo Horizonte, sem número, Loteamento Mar Aberto, em Guriri – São Mateus
Horários: A visitação pode ser feita diariamente, das 8 às 17h30.
Valor: É cobrada uma taxa de R$ 5.
Informações: (27) 99794-0336.
Instagram: @casa.decabecaparabaixo