Dia a dia
Pedágio de graça no ES. Veja quando começa e quem tem direito
O contrato que garante novas regras pelo pedágio foi assinado nesta terça-feira pela Ecovias 101

Com o novo contrato de duplicação, o pedágio na BR-101 terá mudanças. Foto: Chico Guedes
Foi assinado nesta terça-feira (26) o contrato que garante a permanência do grupo EcoRodovias frente à gestão da BR-101 pelos próximos 24 anos. A assinatura, que acontece após a vitória no leilão realizado em 26 de junho na Bolsa de Valores do Brasil (B3), em São Paulo, marca o início do novo contrato de concessão, com novos parâmetros de atuação, indicadores e investimentos. Além disso, a partir de agora, a Ecovias 101 passa a se chamar Ecovias Capixaba.
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As novas regras para o pedágio na BR-101, por exemplo, estão previstas para entrar em vigor a partir da próxima sexta-feira (29). Entre as principais mudanças é a isenção total da tarifa para motociclistas, que passam a ter acesso exclusivo e sinalizado em todas as praças.
Além disso, usuários de automóveis, caminhonetes e furgões terão direito a descontos progressivos na tarifa, de acordo com a frequência de passagem e o uso de tag eletrônica. O desconto básico é de 5% para todos que utilizarem a tag. Já os motoristas frequentes terão abatimento adicional, variando conforme a praça de pedágio. Em Aracruz, por exemplo, a redução pode chegar a 3,96%, enquanto em São Mateus alcança 4,47%. Veja abaixo os percentuais de descontos:
O novo contrato prevê R$ 10 bilhões em obras e serviços ao longo dos próximos 24 anos. Serão 172 km de duplicações, 41 km de faixas adicionais, 33 km de vias marginais e a construção de contornos urbanos em Ibiraçu e Fundão. Também estão previstas 40 passarelas para pedestres, 14 novos trevos, 39 retornos e 75 pontos de ônibus.
Outra novidade é a instalação de 167 câmeras de monitoramento, que permitirão atender de forma mais rápida acidentes e ocorrências, ampliando para 70% a cobertura de vigilância da rodovia.
Com a assinatura do termo aditivo, a antiga Ecovias 101 passou a se chamar Ecovias Capixaba, consolidando o processo de padronização do grupo EcoRodovias em todo o Brasil. Segundo o diretor-superintendente Roberto Amorim, a duplicação ao norte de Linhares continua prevista, mas depende de licenciamento ambiental e aumento da demanda. Ele ressalta que as terceiras faixas já previstas devem melhorar a fluidez e a segurança viária nos primeiros anos de contrato.

O novo contrato que garante duplicação da BR-101 no ES foi assinado nesta terça-feira. Foto: Divulgação (Ecovias Capixaba)
Veja as principais melhorias na BR-101 com novo contrato:
O novo contrato prevê mais de R$ 7 bilhões de investimentos em infraestrutura e tecnologia para a rodovia. Entre eles, estão:
- 172,8 km de duplicações, inclusive em segmentos do trecho norte;
- 41,1 km de faixas adicionais – entre Mucuri (BA) e Linhares (ES);
- 33,6 km de vias marginais;
- Contornos urbanos de Ibiraçu (4,2 km) e Fundão (11,4 km);
- 14 novos trevos em desnível;
- 39 retornos em nível;
- 40 passarelas para pedestres;
- 75 novos pontos de ônibus;
- 2 Pontos de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros, com funcionamento 24 horas por dia, 7 dias por semana;
- 34 passagens de fauna, entre outras obras;
- 167 câmeras de CFTV na Rodovia;
Segundo a concessionária, a implantação de faixas adicionais é uma solução imediata para os trechos onde ainda não há licenciamento ambiental para duplicação. “As terceiras faixas atendem plenamente a demanda dos trechos onde serão implantadas atualmente. Haverá melhorias de fluidez e segurança viária logo nos primeiros anos dessa nova fase, mas a duplicação continua em nossos planos. É previsto a construção do Contorno de Linhares após elaboração de estudos e aprovação da ANTT. Gostaria de deixar claro para os capixabas que a duplicação ao norte de Linhares não está descartada. São investimentos que o contrato ainda prevê em caso de aumento de demanda e viabilidade de licenciamento ambiental”, explicou Amorim.
