fbpx

Dia a dia

Passageiro poderá gravar áudio de viagem no Uber

A partir do mês que vem, empresa de transporte por aplicativo vai iniciar testes no Brasil de mais medidas de proteção ao usuário e motorista, como senha e checagem de rota em caso de parada não prevista

Publicado

em

A partir de dezembro, a Uber vai testar no Brasil e no México uma ferramenta que permitirá a usuários e motoristas gravarem o áudio durante as corridas. O recurso pode ser acionado a qualquer momento durante a viagem e permite que a gravação seja compartilhada com a Uber. “Se houver necessidade, essa ferramenta pode ajudar a nos dar mais clareza sobre o que aconteceu dentro do veículo numa viagem”, explica o diretor global de produtos de segurança da Uber, Sachin Kansal.

No anúncio feito pela empresa, Sachin afirmou que a Uber respeita a privacidade. O áudio é encriptado, fica gravado no aparelho e ninguém consegue acessá-lo. “A Uber tem a chave da criptografia e só tem acesso ao conteúdo se o usuário ou o motorista decidirem enviar o áudio para a empresa”, acrescenta.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Além da gravação, a empresa anunciou no início do mês outros dispositivos de segurança. Um deles dispara mensagens ao motorista e ao usuário quando houver uma parada muito longa não prevista, perguntando se é necessário algum suporte.

Outro recurso vai dar ao usuário a opção de receber uma senha que deve ser dita ao motorista para que ele consiga iniciar a viagem. Trata-se de um avanço na ferramenta que recomenda ao usuário conferir as informações para ter certeza de que está entrando no carro certo. Não foi informado quando essas tecnologias estarão disponíveis.

A implantação de novos sistemas de segurança podem ajudar a evitar situações como a vivenciada há quatro meses por uma usuária de Vitória, que prefere não ser identificada. Ela conta que ao terminar uma viagem, a corrida foi cancelada pelo aplicativo e o motorista exigiu que ela pagasse o valor em dinheiro. Ela se recusou. “Ele arremessou meu celular no chão, que partiu no meio, e arrancou com o carro. E eu fiquei lá juntando os cacos do meu telefone”, conta. Além de acionar a Uber, ela entrou com um processo na Justiça.

Confira recursos anunciados

• Gravação. Motoristas e usuários poderão gravar o áudio das viagens e encaminhar o arquivo para a Uber. O áudio pode ser usado em investigações ou compartilhado com autoridades.
• Checagem de rota. Se houver uma parada longa e não prevista na rota, a Uber poderá iniciar uma checagem e enviar uma mensagem para o motorista e o usuário perguntando se é necessário algum suporte.
• Senha. O usuário poderá optar por receber uma senha de quatro dígitos, que deve ser dita ao motorista para que ele consiga iniciar a viagem no aplicativo.
• Selfie. O recurso para verificação de identidade do motorista em tempo real passa a solicitar que alguns movimentos sejam realizados. Isso trará mais segurança na verificação.