fbpx

Dia a dia

Parque de Fundão quer parceria em estudos de astronomia

Protocolo firmado entre o Iema, o município, a Ufes e o Ifes tem como objetivo fomentar as atividades aliadas à preservação ambiental

Publicado

em

Parque Fundão

Trilha que dá acesso ao pico será restaurada. Foto: PauloSena/Seama/Divulgação

O parque municipal do Goiapaba-Açu, localizado em Fundão, na Grande Vitória, passará a receber atividades de astronomia, como observação astronômica, palestras e cursos, a partir de um protocolo de intenções que será assinado em agosto entre o Iema (Instituto Estadual de Meio Ambiente), a prefeitura de Fundão, a Ufes (Universidade Federal do Espírito Santo) e o Ifes (Instituto Federal do Espírito Santo). O cronograma de atividades será definido pelas instituições.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Dentro do parque está localizado o pico do Goiapaba-Açu, com 807 metros de altitude – um dos pontos mais altos da região. O objetivo do protocolo é fomentar as atividades de astronomia aliadas à preservação ambiental na APA (Área de Proteção Ambiental) do Goiapaba-Açu, onde está localizado o parque.

A trilha da onça, que dá acesso ao pico e tem 1,5 quilômetros (ida e volta), também será restaurada e, até o final do ano, se tornará uma trilha astronômica, sinalizada para representar o sistema solar em escala. A ideia é permitir ao visitante se informar sobre os planetas ao longo do percurso, compreendendo as distâncias entre cada planeta.

“É uma trilha de dificuldade média, que dá acesso às duas grandes pedras do pico”, explica o gestor da APA, David Viegas Casarin. O parque é aberto à visitação todos os dias, das 8h às 17h.

Em Castelo, trilha no pico do Forno Grande é reaberta depois de 20 anos

No último sábado, o governo do estado reinaugurou a trilha que dá acesso ao pico do Forno Grande, em Castelo, fechada há cerca de 20 anos. O governador Renato Casagrande participou da expedição de inauguração até o pico, que tem 2.053 metros de altitude. O percurso é de 3,5 quilômetros.