fbpx

Dia a dia

Para que servem as 19 novas câmeras instaladas em Vila Velha?

Além das novas câmeras, o município também já começou a instalar novos radares nas ruas

Publicado

em

Uma das novas câmeras está localizada na orla de Itapuã. Foto: Josué de Oliveira

Uma das novas câmeras está localizada na orla de Itapuã. Foto: Josué de Oliveira

O município de Vila Velha ampliou seu sistema de vigilância eletrônica com a instalação de 19 novas câmeras espalhadas pela cidade. Os equipamentos foram posicionados em pontos estratégicos, como a orla de Itapuã, próximo à Colônia de Pescadores, e no bairro Glória.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Segundo a prefeitura, essas câmeras têm uma função diferente daquelas já existentes no município. Elas não serão utilizadas para registrar infrações de trânsito, como avanço de sinal, estacionamento em local proibido ou uso irregular da faixa exclusiva de ônibus.

Atualmente, o município conta com 150 câmeras de videomonitoramento ativas. O objetivo é reforçar a segurança pública e ampliar a cobertura do sistema, garantindo maior acompanhamento das áreas de grande circulação.

As 19 novas unidades foram instaladas como contrapartida de empresas, por meio da Comissão Especial de Análise de Estudo de Impacto de Vizinhança (CEEIV). Dessa forma, a cidade passa a ter um monitoramento maior, integrando tecnologia e gestão urbana para prevenir situações de risco e auxiliar no trabalho das forças de segurança.

Novos Radares

Desde o mês passado, a prefeitura de Vila Velha iniciou a instalação de seis novos radares de velocidade em diversas avenidas da cidade, incluindo a Avenida Luciano das Neves e a orla de Itaparica, vias com grande fluxo de veículos.

O funcionamento dos radares vai ser 24 horas, não havendo desligamento entre meia-noite e 5h da manhã, como ocorre com outros radares instalados em rodovias estaduais. A escolha dos locais foi feita com base nos estudos que mostram as principais vias com maior número de acidentes.

Segundo a prefeitura, ainda não há data prevista para iniciar o funcionamento dos equipamentos.