fbpx

Dia a dia

Orkut de volta? Fundador planeja retorno da rede social

Orkut foi sucesso no anos 2000 e era uma rede social feita com comunidades, em que os usuários podiam participar de fóruns de discussão

Publicado

em

Orkut foi sucesso nos anos 2000. Foto: Reprodução

Orkut foi sucesso nos anos 2000. Foto: Reprodução

O engenheiro turco Orkut Buyukkokten, criador do Orkut, anunciou que tem planos de trazer a plataforma de volta. A revelação aconteceu durante a Rio Innovation Week, onde a rede social se tornou um dos assuntos comentado.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O Orkut foi sucesso no anos 2000 e era uma rede social feita com comunidades, em que os usuários podiam participar de fóruns de discussão. Com o anúncio de uma possível volta para a web, o assunto virou destaque no X, antigo Twitter.

“No Orkut as pessoas eram unidas por ideais comuns se eu fizesse uma comunidade ‘Eu odeio calça saruel’ não ia vir um usuário de calça saruel encher o saco porque ele estaria ocupado na comunidade ‘Eu amo calça saruel’. A gente poderia amar e odiar coisas em paz”, escreveu um internauta.

Em entrevista ao G1, Buyukkokten destacou que pretende voltar com o Orkut em breve, mas não deu uma data específica. “As pessoas se lembram das comunidades que construíram e se lembram do espírito autêntico. Acho que nunca houve um momento melhor para trazer essa experiência autêntica de volta ao mundo porque as redes sociais se transformaram em mídia social”, disse.

> Instagram aumenta limite de fotos por publicação. Confira

O engenheiro ainda lembrou que a rede social foi criada com o objetivo de unir comunidades e pessoas e que, por isso, não era tóxica como as atuais. “Elas [as redes sociais de hoje] priorizam o lucro sobre a segurança e elas realmente lucram com a negatividade e a raiva porque as emoções negativas mantêm as pessoas afastadas por mais tempo”, criticou.

Site oficial

Extinto em 2014, o site oficial do Orkut foi reativado em 2022 com uma mensagem que deixou os internautas ansiosos para a volta da rede social. “Acredito no poder da conexão para mudar o mundo. Acredito que o mundo é um lugar melhor quando nos conhecemos um pouco mais […] É por isso que eu trouxe orkut.com para tantos de vocês ao redor do mundo. E é por isso que estou construindo algo novo. Vejo vocês em breve!”, diz o comunicado.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui