fbpx

Dia a dia

Ônibus do Transcol voltam a circular normalmente na Serra

A suspensão da circulação dos ônibus do Transcol aconteceu após dois ataques aos coletivos

Publicado

em

A partir de domingo, Transcol terá reajuste de 2,56%. Foto: Jordan Andrade/Ceturb-ES

Os ônibus voltaram a circular normalmente após ataques aos coletivos. Foto: Jordan Andrade/Ceturb-ES

Depois de o Sindicato dos Rodoviários suspender a circulação dos ônibus do Transcol nesta sexta-feira (19), os coletivos voltaram a circular normalmente nos terminais de Carapina e Laranjeiras. A informação foi confirmada pelo presidente do sindicato, Marquinhos Jiló.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A decisão de parar a frota aconteceu após dois ônibus serem incendiados pela manhã. De acordo com Jiló, houve reforço na segurança e os coletivos começaram a deixar os terminais. “A expectativa é de que a situação se normalize, mas caso haja qualquer outro tipo de ocorrência que coloque em risco os motoristas e passageiros a orientação é recolher os ônibus novamente para as garagens”, disse.

Os ônibus ficaram parados no Terminal de Laranjeiras por algumas horas e passageiros tiveram que esperar para a situação se normalizar. À reportagem do portal ES360, a Ceturb-ES confirmou que a frota dos coletivos está voltando a operar normalmente.

“A Ceturb-ES informa que a operação das linhas da região de Cidade Pomar, na Serra, foi normalizada e todos os terminais estão funcionando normalmente, embora atrasos sejam esperados. Na região de Flexal, em Cariacica, a operação ainda não está normalizada, com as linhas retornando na Praça de Porto de Santana. Assim que a situação voltar ao normal, o itinerário voltará a ser cumprido”, diz o comunicado.

Ataques a ônibus

A manhã desta sexta-feira (19) foi marcada por uma onda de violência contra o transporte coletivo na Serra. Dois ônibus do sistema Transcol foram incendiados em ataques registrados em Nova Carapina II e em Cidade Pomar. Outro veículo chegou a ser apedrejado.

O primeiro caso ocorreu por volta das 4h30, em Nova Carapina II. Três suspeitos entraram em um ônibus da linha 824 (Nova Carapina x Terminal de Laranjeiras), obrigaram oito passageiros e o motorista a descer e, em seguida, atearam fogo no veículo. O coletivo ficou totalmente destruído.

Segundo incêndio na BR-101

Por volta das 11h, um segundo coletivo foi incendiado na BR-101, em Cidade Pomar. Novamente, os suspeitos ordenaram que motorista e passageiros descessem antes de colocar fogo. No mesmo horário, outro ônibus teria sido alvo de pedradas na região.

Linhas de ônibus suspensas e transtornos

Em função dos ataques, a Ceturb suspendeu a operação das linhas 809, 824, 825 e 856, que atendem bairros como Nova Carapina I e II, Cidade Pomar e parte de Eldorado. Passageiros relataram que precisaram desistir de compromissos ou buscar alternativas para se deslocar.

Suspeita de represália

A Polícia Militar investiga se os incêndios estão ligados à morte de Adeniel Pacatuba Felix, suspeito de tráfico, baleado em confronto com a PM na noite de quinta-feira (18), em Cidade Pomar. O homem tinha antecedentes por furto, tráfico, porte de arma e homicídios.

Segurança reforçada

Após os ataques, viaturas da PM e da Guarda Municipal intensificaram o patrulhamento. Apesar da retomada parcial da operação em alguns horários, o clima de insegurança ainda domina a região.