fbpx

Dia a dia

Onda de calor: Domingos Martins surpreende ao registrar 39°C

Temperatura foi registrada na Praça de Campinho em meio à onda de calor que atinge o Espírito Santo e deve persistir até 24 de fevereiro

Publicado

em

Termômetro na Praça de Campinho marca 39°C em Domingos Martins durante a onda de calor que atinge o Espírito Santo

Termômetro na Praça de Campinho marca 39°C em Domingos Martins durante a onda de calor que atinge o Espírito Santo. Foto: Intsgram/@domingosmartinses

A onda de calor que atinge o Espírito Santo não perdoou nem Domingos Martins. O município serrano, conhecido pelo frio, registrou 39°C nesta segunda-feira (17). O criador de conteúdo Giovani Polli, do perfil @domingosmartinses, compartilhou uma foto do termômetro na Praça de Campinho marcando a temperatura incomum para o destino, que costuma ser refúgio do calor capixaba.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a onda de calor que afeta o Sudeste deve persistir até o dia 24 de fevereiro. Nesta segunda-feira (17), as temperaturas devem seguir elevadas, podendo ficar até 5°C acima da média do mês, especialmente no sul do Espírito Santo. Na última sexta-feira (14), Vitória registrou o dia mais quente do ano, com 36,5°C, superando o recorde anterior de 36,2°C, em 21 de janeiro.

O que esperar para os próximos dias?

Segundo a previsão do tempo do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), nesta terça-feira (18), o tempo permanece aberto em todo o Espírito Santo devido ao ar seco associado a um sistema de alta pressão. Algumas nuvens circulam apenas nas regiões Norte e Nordeste, enquanto nas demais áreas, incluindo a Grande Vitória, o céu fica praticamente sem nuvens. Há risco de baixa umidade relativa do ar em trechos das regiões Sul, Serrana, Norte e Noroeste, onde os índices podem ficar abaixo de 30% à tarde. O vento sopra com intensidade moderada no litoral, com possibilidade de rajadas no litoral sul. As temperaturas variam entre 24°C e 37°C na Grande Vitória, podendo chegar a 39°C nas áreas menos elevadas da região Sul.

Na quarta-feira (19), a umidade trazida pelos ventos costeiros provoca chuvas rápidas na madrugada e na manhã no litoral norte, enquanto nos demais horários o tempo fica aberto. Nas demais áreas, o céu apresenta poucas nuvens e faz calor; entretanto, na metade sul do estado, incluindo a Grande Vitória, quase nenhuma nuvem se forma. Há risco de baixa umidade relativa do ar em trechos das regiões Sul e Serrana, onde os índices podem ficar abaixo de 30% à tarde. O vento sopra com intensidade moderada no litoral, com possibilidade de rajadas no litoral sul. As temperaturas variam entre 23°C e 35°C na Grande Vitória e podem atingir 38°C na região Norte e Noroeste do estado.

Calor de 39ºC

Na quinta-feira (20), a umidade trazida pelos ventos costeiros provoca chuvas rápidas na madrugada e na manhã no litoral norte, com tempo aberto nos demais horários. Ao longo do dia, ocorrem chuvas esparsas nas demais áreas do norte capixaba, exceto no sul da região Noroeste. Nas demais áreas, incluindo a Grande Vitória, o céu apresenta poucas nuvens e faz calor, sem previsão de chuva. O vento sopra com intensidade moderada no litoral, com possibilidade de rajadas no litoral sul. As temperaturas variam entre 24°C e 34°C na Grande Vitória, enquanto na região Sul os termômetros podem marcar até 39°C.

Na sexta-feira (21) e no sábado (22), a umidade trazida pelos ventos costeiros provoca chuvas rápidas na madrugada e na manhã no litoral do Espírito Santo, enquanto nos demais horários o tempo fica aberto. Ao longo do dia, ocorrem chuvas esparsas nas demais áreas do norte capixaba e em parte da região Serrana. Nas demais áreas, o céu apresenta poucas nuvens e faz calor, sem previsão de chuva. O vento sopra com intensidade moderada no litoral, com possibilidade de rajadas no litoral sul. As temperaturas seguem elevadas, mantendo a onda de calor no estado.