fbpx

Dia a dia

Obra da Curva da Jurema deve ser concluída em janeiro

O anúncio foi pelo prefeito Lorenzo Pazolini, durante entrevista no “Fala Aí, Prefeito”, quadro da BandNews Espírito Santo, na manhã desta quarta-feira (29)

Publicado

em

Praia da Curva da Jurema. Foto: Wilbert Suave/PMV

As obras de reurbanização na Curva da Jurema, em Vitória, devem ficar prontas até janeiro. A orla vai ganhar um novo canteiro central, entre o estacionamento e os quiosques, além de iluminação diferenciada e uma nova ciclovia. O custo total da reforma será de R$ 4,5 milhões. O anúncio foi pelo prefeito Lorenzo Pazolini, durante entrevista no “Fala Aí, Prefeito”, quadro da BandNews Espírito Santo, na manhã desta quarta-feira (29).

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

> Réveillon de Vitória terá três noites de shows nacionais

“A Curva da Jurema era o local mais degradado do estado do Espírito Santo. Você tinha práticas criminosas, consumo, tráfico de drogas. Todo tipo de atividade ilícita. Era um local abandonado pelo poder público. Nós tivemos a coragem e a determinação de requalificar aquele ambiente. O capixaba tinha vergonha desse ambiente e agora é um dos locais mais visitados do estado, ficando atrás do Convento da Penha. Estamos trabalhando muito para concluir até janeiro”, lembrou o prefeito.

Pazolini disse que esteve na obra no último sábado (25) e a obra está muito avançada e o cronograma está adiantado. As obras incluem a criação de novas áreas verdes, a instalação de novo mobiliário urbano e a criação de novos acessos ao calçadão. Será realizado, ainda, o alargamento e novo piso do calçadão e da ciclovia, criando novas áreas de paisagismo e melhorando as existentes, e iluminação com cabeamento subterrâneo. Assim como foi feito recentemente na Rua da Lama.

> Iluminação de Natal será inaugurada neste domingo em Vitória

“A obra da Rua da Lama também foi um grande desafio tremendo da cidade. Chovia, lá alagava. Todo mundo reclamava e com razão. Não podia passar carro, entrava água no comércio, bares e restaurantes.  Agora é um motivo de orgulho da cidade. É linda. Uma área de contemplação. Tem iluminação de qualidade,  mobiliário urbano, câmera de monitoramento. É essa transformação que estamos levando a Curva da Jurema. Claro que em período de obras você vai ter dificuldades para vencer, mas seguimos dialogando com a comunidade”, pontua Pazolini.

OUÇA A ENTREVISTA

COMO SERÁ A REQUALIFICAÇÃO?

A reurbanização da Curva da Jurema promete tornar o espaço mais moderno e acessível para a permanência de pessoas, além de mais convidativo para quem passa pela avenida José Miranda Machado. A área total de intervenção é de, aproximadamente, 16 mil metros quadrados. A previsão é que seja concluída em um ano.

De acordo com a Prefeitura de Vitória, a proposta contempla a remodelação das áreas de estacionamento, totalizando 240 vagas, incluindo vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência, bem como de embarque/desembarque e carga/descarga, além de mudança no fluxo de trânsito.

A requalificação da praça que divide o estacionamento do calçadão contempla ainda a retirada de canteiros, troca de piso, criação de novas áreas verdes, instalação de novo mobiliário urbano e novos acessos ao calçadão. Propõe também o alargamento e novo piso do calçadão e da ciclovia, criando novas áreas de paisagismo e melhorando as existentes.

A geometria da rua na parte inferior do estacionamento será elevada ao nível da calçada, sendo compartilhada. O tipo de veículo a transitar por essa via deve ser médio de passeio e caminhão de, no máximo, 16 toneladas. Com o trânsito local de baixo volume, serão implantadas vagas de estacionamento apenas para pessoas com deficiência, idosos, embarque e desembarque, carga/descarga e a ciclovia que já existente no local.

Na parte superior, o bolsão de estacionamento existente terá uma nova geometria com redimensionamento das vagas, além de ser implantada uma faixa elevada no seu interior para dar maior segurança aos usuários da via, conforme apresentado em projeto.

A proposta de iluminação da área prevê 12 postes de 9 metros na área do calçadão e 10 postes de 4 metros na área do estacionamento.

O grande canteiro entre a praça de estacionamento e a orla receberá espécies novas – grama esmeralda, moreia e ave do paraíso. Na calçada junto à Avenida José Miranda Machado, foram propostas novas 26 espécies de Ipê Rosa.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui