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Dia a dia

Novos radares vão capturar placas de todos os ângulos no ES

Outra novidade é que a faixa de contenção será fiscalizada em todos os pontos com radares ou semáforos

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Radares são instalados nas Rodovias das Paneleiras, que liga Serra a Vitória

Radares são instalados nas Rodovias das Paneleiras, que liga Serra a Vitória. Foto: Divulgação/DER-ES

Os 162 pontos de fiscalização eletrônica já começaram a receber os novos equipamentos. Os radares terão câmeras capazes de capturar tanto a placa traseira quanto a dianteira dos veículos. A confirmação foi feita em entrevista ao Estúdio 360 da TV Capixaba, nesta quarta-feira (19), pelo diretor-presidente do Departamento de Edificações e Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), José Eustáquio de Freitas.

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“Antes, só era fotografada a placa traseira. Agora, tanto a placa traseira quanto a dianteira serão fotografadas. Agora temos câmeras posicionadas à frente do semáforo ou do equipamento de radar e também atrás, registrando assim as duas placas”, explicou Freitas.

Outra novidade é que a faixa de contenção será fiscalizada em todos os pontos com radares ou semáforos. “Por exemplo, na rodovia das Paneleiras, no Complexo Viário de Carapina, há um semáforo que exige que motoristas e motociclistas parem antes da faixa de contenção quando a luz está vermelha. Se ultrapassarem essa faixa, mesmo estando parados, serão multados. Após a faixa de contenção, há uma faixa de pedestres, destinada à mobilidade segura dos pedestres, incluindo cadeirantes, idosos e pessoas com bengalas. O temporizador do semáforo determina o tempo que os pedestres têm para atravessar”, pontuou Freitas.

TERCEIRA PONTE

O campo magnético presente na estrutura metálica da Terceira Ponte pode impedir a instalação dos radares no vão central. Um estudo está sendo realizado para determinar a viabilidade da instalação dos equipamentos no local. A confirmação foi feita em entrevista ao Estúdio 360 da TV Capixaba, nesta quarta-feira (19), pelo diretor-presidente do Departamento de Edificações e Rodovias do Espírito Santo (DER-ES), José Eustáquio de Freitas.

A instalação dos radares na Terceira Ponte está prevista para começar nesta semana. “Estamos estudando a viabilidade da instalação de equipamentos no vão central da ponte, devido ao campo magnético presente. Esse campo magnético pode desestabilizar o radar, assim como interferir no sinal de celular”, explicou José Eustáquio de Freitas, diretor presidente do DER-ES.

Ainda segundo Freitas, se for viável, a velocidade no vão central será de 70 km/h. A velocidade será mantida em 70 km/h na chegada a Vila Velha devido ao declive leve e em 60 km/h na chegada a Vitória por questões de segurança relacionadas ao declive mais acentuado.

Na Terceira Ponte os equipamentos já começaram a ser instalados nos mesmos locais onde já existiam antes, com exceção da chegada em Vila Velha, cujo local passou por uma adequação e os equipamentos ficarão no pórtico existente no KM 3, ou seja, cerca de 600 metros pra dentro da ponte. Quanto ao equipamento que deverá ficar no vão central, o DER-ES informa que os técnicos já estão fazendo uma avaliação, mas sem prazo para definição.

QUANDO COMEÇAM A MULTAR?

Primeiro, os equipamentos são instalados nas hastes, depois são ligados à energia, em seguida são aferidos, por último começam a fazer o registro das infrações. A nova empresa tem até 90 dias, de acordo com o contrato, para restabelecer todos os equipamentos, portanto até o final de agosto todos os pontos deverão estar com os novos radares.

O DER-ES esclarece que a EDP já está em sintonia com o órgão e que à medida que os equipamentos são instalados, eles são ligados à energia, aferidos pelo IPEN-ES e começam a operar e registrar os dados. O órgão informa ainda que não há uma data específica para cada ação dessa, pois são realizadas gradativamente de acordo com o andamento dos trabalhos em cada local.

> Saiba o que pode barrar novos radares na Terceira Ponte

Os pontos priorizados pelo DER-ES são as via com maior fluxo de veículos, ciclistas e de pedestres. Por isso, o DER-ES reforça a importância de obedecer a sinalização e as normas de trânsito por todas as rodovias.

O DER-ES informa que é dever do motorista obedecer a sinalização da via, o que inclui a sinalização horizontal da qual consta a linha de retenção como referência ao condutor. O motorista deve obedecer a sinalização local de parada do veículo com segurança quando o foco do sinal vermelho estiver acionado.

Os sensores dos equipamentos estão sendo instalados imediatamente após esta demarcação, portanto, avançando a linha, fatalmente ele transporá o sensor do equipamento, podendo ser autuado.


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