Dia a dia
Nova tendência? Empresas liberam uso de bermuda durante o trabalho
Ideia é fazer com que os funcionários tenham maior bem-estar ao longo da jornada de trabalho diária para evitar desidratação

Alguns órgãos públicos e empresas adotaram a bermuda no dress code. Foto: Reprodução/EmTempo
Com as altas temperaturas neste período da primavera e a chegada do verão, utilizar roupas fechadas e calça jeans faz o calor parecer ainda pior. Pensando nisso, algumas empresas e órgãos públicos flexibilizaram o uso de bermudas e trajes mais leves durante os dias de trabalho.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
Pela CLT, o empregador tem total poder de determinar o modo como o trabalho deve ser executado, inclusive, em relação às vestimentas que devem ser utilizadas. Por isso, quem abriu essas exceções e flexibilizou o uso das bermudas também criou algumas regras de como utilizá-las.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique e entre em nosso canal!
São Paulo
Em São Paulo, por exemplo, a Prefeitura de Pindamonhangaba fez um decreto flexibilizando o “dress code” do órgão. Funcionários de todos os setores podem utilizar bermudas e camisetas durante a jornada de trabalho. Entretanto, o decreto não se aplica às atividades relacionadas às áreas de segurança pública e de saúde.
Em Guarulhos, também em São Paulo, o calor excessivo fez com que a prefeitura liberasse bermudas e camisetas de manga curta durante o expediente. De acordo com o decreto, a escolha pela liberação é de que as altas temperaturas são perigosas principalmente pela desidratação, e utilizar roupas mais leves pode auxiliar na saúde dos servidores.
Rio de Janeiro
A Mesa Diretora do parlamento do Rio de Janeiro também aprovou uma norma em que funcionários e visitantes estão liberados para usar bermudas na altura dos joelhos na Câmara do Rio. A regra não vale para quem frequentar o Plenário durante as sessões. Trocadores de ônibus e motoristas de táxis, ônibus, vans e kombis credenciadas também estão autorizados.
> Calor: MPES recomenda hidratação de pessoas em situação de rua
O Sistema da Fecomércio carioca também liberou o uso de bermuda entre seus colaboradores. No grupo, a medida começou a valer no dia 1º de novembro e se estende até 31 de março, válida para cerca de 70 unidades no estado do Rio. A exceção é para os trabalhadores que utilizam uniforme ou vestimenta específica.
Não é só no sistema público que essas liberações estão acontecendo. Na empresa PRIO, que trabalha com óleo e gás, os colaboradores terão a opção de utilizar bermudas às sextas-feiras. A medida serve para promover o bem-estar dos funcionários.
Espírito Santo
No estado, nenhum órgão publicou decreto ou informativos liberando o uso de roupas mais leves como bermudas e camisetas durante a jornada de trabalho. A análise da Climatempo já revelou que o verão terá dias batendo 40 ºC com um calor ainda mais constante do que do último ano.
