fbpx

Dia a dia

Municípios do ES recebem unidades odontológicas móveis

Unidades fazem parte do Novo PAC Saúde do Governo Federal e o investimento chega a R$ 1,9 milhão

Publicado

em

Unidades Odontológicas Móveis fazem parte do Novo PAC Saúde do Governo Federal. Foto: Divulgação

Unidades Odontológicas Móveis fazem parte do Novo PAC Saúde do Governo Federal. Foto: Divulgação

O Espírito Santo recebe nesta semana cinco Unidades Odontológicas Móveis (UOMs) para atender municípios em áreas de difícil acesso, beneficiando populações rurais, quilombolas, indígenas, assentadas e outras comunidades vulneráveis.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

No Espírito Santo, os municípios contemplados são: Aracruz, Colatina, Linhares, Ponto Belo e Viana. As unidades fazem parte do Novo PAC Saúde do Governo Federal e o investimento chega a R$ 1,9 milhão. Cada veículo tem potencial para atender cerca de 3,5 mil pessoas.

O que são

As Unidades Odontológicas Móveis são veículos adaptados com consultórios completos, incluindo cadeira odontológica, aparelho de raio-x, ar-condicionado, gerador de energia e fotopolimerizador. Também possuem canetas de alta e baixa rotação, frigobar e exaustor, garantindo atendimento de qualidade mesmo em áreas remotas. A frota deve ser renovada a cada cinco anos.

As UOMs são operadas pelas equipes de Saúde Bucal (eSB), compostas por cirurgião-dentista e auxiliar ou técnico em saúde bucal, credenciadas pelo Ministério da Saúde. Entre 2022 e 2024, o número de eSB credenciadas cresceu de 29 mil para 34 mil no país.

As unidades móveis permitem que profissionais de saúde bucal ofereçam serviços de promoção, prevenção e atendimento básico diretamente nas comunidades. Além disso, os municípios podem usar as unidades para procedimentos especializados, como tratamento endodôntico (canal), odontopediatria, cirurgia oral e próteses dentárias.

Leia também