fbpx

Dia a dia

Motoristas de aplicativo querem acesso à Linha Verde da Terceira Ponte

Atualmente, a Linha Verde na Terceira Ponte é exclusiva para ônibus, motos e veículos em serviço como viaturas, táxi e ambulâncias

Publicado

em

Radares na terceira ponte

Motoristas de aplicativo querem acesso à Linha Verde da Terceira Ponte. Foto: Divulgação

Embora a faixa seja exclusiva para ônibus, motos e veículos em serviço, como viaturas e ambulâncias, motoristas de aplicativo também reivindicam acesso à Linha Verde da Terceira Ponte.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

A faixa foi criada após a reforma da via para garantir maior fluidez ao transporte coletivo. Desde 2015, o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) classifica como infração gravíssima o uso irregular da pista, com multa de R$ 293,47 e perda de sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

O presidente do Sindicato dos Motoristas de Aplicativos do Espírito Santo, Gessé Gomes de Souza Júnior, afirmou que a solicitação é antiga e que a categoria aguarda há um ano uma resposta do governo.

Segundo ele, o sindicato já pediu que o Executivo, responsável pela administração da Terceira Ponte, realizasse um estudo para viabilizar a passagem dos carros de aplicativo, mas ainda não houve retorno.

O presidente defende que a identificação dos motoristas em serviço poderia ser feita por meio de uma tag eletrônica ou até pelo reconhecimento facial.

“Essas são soluções tecnológicas. Tudo que pedimos foi um estudo. As câmeras têm alta resolução e podem oferecer essa checagem. Talvez a melhor forma de tratar isso fosse considerar viagens compartilhadas, com dois ou três passageiros, liberando a faixa da Terceira Ponte. Isso ajudaria na fluidez do trânsito. Também poderia ser desenvolvido um chip. Cabe ao governo pensar em uma política de massa, mas é preciso reconhecer que essa necessidade já existe”, disse Gessé.

Outra proposta apresentada é uma parceria entre as próprias plataformas de transporte e a Secretaria de Mobilidade.

“Assim que o passageiro solicitasse a corrida e o sistema identificasse que o trajeto passa pela Terceira Ponte, o aplicativo poderia enviar a informação diretamente à secretaria. Com isso, haveria a liberação automática para o uso da faixa verde, evitando que ela fosse utilizada sem o motorista estar em atendimento”, explicou o presidente do sindicato.

Em nota, a Secretaria de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi) informou que o uso da Linha Verde da Terceira Ponte é exclusivo para ônibus, táxis, caminhões, ambulâncias, viaturas e motocicletas.

Veículos de transporte por aplicativo não têm permissão para acessar a via, uma vez que a falta de identificação dificulta a fiscalização e o acompanhamento do uso, comprometendo a segurança e a organização do tráfego.