fbpx

Dia a dia

Motoristas criticam falta de sinalização no Contorno do Mestre Álvaro

Inaugurada no último dia 15, motoristas reclamam da falta de sinalização, especialmente no acesso para aqueles que seguem pela BR-101

Publicado

em

A recém-inaugurada Rodovia do Contorno do Mestre Álvaro, localizada na Serra, já está gerando insatisfação entre os motoristas. A via foi entregue no último dia 15, em uma solenidade com a participação do presidente Lula. Ela foi apresentada como “a maior obra viária entregue pelo governo federal neste ano”, além de ser muito bem recebida pela administração da Serra, a cidade mais beneficiada pela obra. No entanto, para muitos motoristas ainda falta algo fundamental para concluir o contorno: placas de orientação. Motoristas reclamam da falta de sinalização, especialmente no acesso para aqueles que chegam do norte do estado pela BR-101. O trânsito foi totalmente liberada para o tráfego no último dia 23.

> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) admite que a sinalização definitiva ainda não foi instalada. O local dispõe de sinalização provisória, exposta por meio de Painéis de Mensagem Variável (PMV), instalados nas proximidades dos acessos, indicando o caminho a seguir. O DNIT ressalta que se trata de uma situação transitória até a instalação da sinalização vertical definitiva, com a indicação dos movimentos.

> O que muda com a entrega do Contorno do Mestre Álvaro na Serra

“No sentido sul-norte a sinalização vertical já está implantada e, mesmo assim, estamos mantendo o PMV até que ocorra a adaptação dos usuários locais e frequentes do trecho. No sentido oposto, a sinalização vertical está em processo de implantação, e ainda sim será mantido o PMV. Estamos em constante monitoramento dos movimentos dos acessos, validando as hipóteses do projeto de sinalização, e fazendo as adequações necessárias, a fim de garantir maior segurança e conforto aos usuários”, informou o Dnit em nota.

CONTORNO DO MESTRE ÁLVARO

Com 19,7 km de extensão, o Contorno do Mestre Álvaro tem pista dupla e conta, em cada sentido, com uma faixa de segurança interna, duas faixas de rolamento e um acostamento externo. A estimativa de tráfego diário é de aproximadamente 50 mil veículos e, com a implantação das novas pistas, além do ganho em segurança, também há expectativa para a redução do tempo de viagem na BR-101.

A via é parte da BR-101 e promete tirar o tráfego de veículos pesados do centro econômico da Serra. A etapa de finalização da rodovia foi uma das obras contempladas no Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). As obras começaram no início de 2019 e tinham previsão de serem concluídas no fim de 2022. A razão para o atraso foi a falta de recursos.

A finalização da obra, então, foi possível devido ao Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), anunciado em agosto deste ano. No Espírito Santo, o investimento total em obras é de R$ 65,9 bilhões. O valor desta obra foi de R$ 456 milhões.


Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui