Dia a dia
Motociclista preso por manobra que matou esposa no ES é solto
O juiz que realizou a audiência de custódia do motociclista decidiu converter a prisão preventiva em medidas cautelares
Thearlly Feu Santana, de 20 anos, foi solto durante audiência de custódia. O jovem foi preso nesta quarta-feira (11) por ser o piloto que realizou a manobra que resultou na morte de Beatriz Santos da Silva, de 18 anos. O acidente aconteceu no bairro Santana, em Cariacica. O motociclista empinou a moto e colidiu de frente com um carro. Beatriz, que era companheira de Thearlly, estava na garupa. Ela caiu e foi lançada para a direção de outro veículo.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
O juiz decidiu converter a prisão preventiva em medidas cautelares e alegou que a “liberdade não oferece risco a ordem econômica, publica, a instrução criminal ou a lei penal, considerando que o autuado tem residência fixa e emprego formal.”
As medidas incluem a proibição de sair da Grande Vitória sem prévia autorização judicial, a obrigatoriedade de comparecer a todos os atos do processo e de manter seu endereço atualizado. Também está proibido de frequentar bares, boates, prostíbulos e estabelecimentos similares. Além disso, deve comparecer ao juízo em até cinco dias úteis, munido de cópias do comprovante de residência, RG, CPF, CTPS e título de eleitor. Por fim, deve apresentar-se à Central Integrada de Alternativas Penais do Espírito Santo no prazo máximo de três dias úteis.
O acidente
Imagens de câmeras de segurança registraram o momento do acidente, mostrando o casal realizando manobras arriscadas em alta velocidade. Nas redes sociais, ambos costumavam compartilhar vídeos em que apareciam andando de moto sem capacete e fazendo manobras, como o popular “grau”. Veja o vídeo:
Policiais militares estiveram no local e constataram que o motociclista não era habilitado, e que o licenciamento do veículo estava vencido desde 2023. Além disso, o pneu dianteiro estava careca. O motociclista foi socorrido pelo Samu e atendido sob escolta no Hospital Estadual de Urgência e Emergência (Heue). Ele foi submetido ao teste do bafômetro, que deu negativo.
A jovem também foi socorrida, mas morreu na ambulância. A Polícia Científica (PCIES) informou que o corpo da vítima foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), em Vitória, para necropsia e, posteriormente, liberado para os familiares.
De acordo com a Polícia Civil, o suspeito, de 20 anos, foi autuado em flagrante por homicídio culposo no trânsito, por realizar exibição ou demonstração de perícia em manobra de veículo automotor não autorizada pela autoridade competente em via pública.
A Secretaria de Estado da Justiça (Sejus) informou que o rapaz foi transferido para o Centro de Triagem de Viana nesta quarta-feira (11). A Sejus também informou que o suspeito já possuía passagens anteriores no sistema prisional pelos crimes de tráfico de drogas e porte ilegal de arma de fogo, e havia sido liberado por meio de alvará expedido pela Justiça em maio deste ano.
O motociclista ainda foi multado por conduzir veículo automotor com licenciamento vencido, por não possuir CNH, pelo mau estado de conservação do veículo, por empinar a motocicleta, por transitar na contramão em via de sentido duplo. A moto foi guinchada.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui