Dia a dia
Morro do Moreno terá mirante e controle do número de visitantes
Plano de manejo também prevê a organização de trilhas e instalação de um centro de vivência
O Morro do Moreno terá um plano de manejo, que prevê regras para uso e instalação de estruturas para os frequentadores e recuperação de áreas. Entre os ajustes para preservação do local estão a organização de trilhas, que hoje são feitas de maneira indiscriminada pelos visitantes, e o controle diário da quantidade de frequentadores.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A ordem de serviço para início da elaboração do plano será assinada pelo prefeito Arnaldinho Borgo neste domingo (29). A empresa responsável pelo Plano de Manejo é a Visão Ambiental, que terá prazo de oito meses para a conclusão dos trabalhos. Nesse planejamento, serão definidos usos diretos e indiretos, área a ser recuperada e instalação de estruturas como, por exemplo, um mirante e um centro de vivência.
De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Ricardo Klippel Borgo, o plano de manejo será responsável pelo ordenamento da unidade de conservação: “Com o Plano de Manejo, nosso objetivo é verificar a importância da preservação da fauna e flora ali encontrada e quais diretrizes deverão ser seguidas na área delimitada, de uma forma mais sustentável”, ressalta.
Após a elaboração do plano, as propostas serão discutidas junto à população através de audiências públicas, na linha de trabalho da atual gestão, de um governo participativo.
O plano de manjo também atende um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) da prefeitura de Vila Velha junto ao Ministério Público Federal (MPF) e Estadual (MPES).
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui