Dia a dia
Ministra vem ao ES para Dia D de vacinação contra dengue
O Dia D de vacinação contra o mosquito da dengue vai acontecer no próximo sábado no município de Serra
O Espírito Santo será o estado referência para o Dia D de Mobilização Nacional contra a Dengue. O evento acontece neste sábado e terá a presença da ministra da saúde, Nísia Trindade.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A informação foi publicada pelo governador do estado, Renato Casagrande, em suas redes sociais.
“A ministra da Saúde, Nísia Trindade, estará presente na mobilização no município da Serra para conscientizar sobre a importância das ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito. Juntos vamos combater a dengue e preservar vidas”, postou Casagrande.
Espírito Santo será o estado referência para o Dia D de Mobilização Nacional Contra a Dengue, neste sábado (02). A ministra da Saúde, Nísia Trindade, estará presente na mobilização no município da Serra para conscientizar sobre a importância das ações de prevenção e eliminação…
— Renato Casagrande 40 (@Casagrande_ES) February 28, 2024
O controle da dengue e do mosquito Aedes aegypti estão entre os maiores desafios da saúde pública no Brasil e no mundo, exigindo ações de todas as esferas da gestão e participação ativa da população. Nesta terça-feira (27), o Ministério da Saúde atualizou o cenário e as ações de controle. O Dia D contra a Dengue terá como tema ‘10 minutos contra a dengue’.
Leia também: Nove sinais para ficar atento durante a alta de casos da dengue
A ministra da Saúde, Nísia Trindade, reforçou a mobilização em todo o país. “Faço aqui um chamamento à sociedade, aos profissionais de imprensa, para que estejam conosco no Dia D – Brasil unido contra a dengue, no próximo sábado. Este é um momento de atenção não só das autoridades sanitárias, do Ministério da Saúde, mas também de toda a sociedade”, alertou. “Ainda que essa pauta esteja concentrada na saúde, há uma importante discussão interministerial para enfrentamento dessa doença a médio e longo prazo, para isso temos reforçado ações estruturantes, com o papel fundamental do Presidente Lula nessa articulação”, complementou.
O aumento no número de casos neste período do ano não era esperado, considerando as tendências históricas, que indicam o pico das epidemias entre março e abril. Os motivos para esta situação diferente do esperado têm raízes múltiplas, mas as alterações climáticas, em especial na época de chuvas, e a mudança nos sorotipos circulantes da dengue, são alguns dos principais fatores. A imunidade para dengue é sorotipo-específica, então a circulação de diferentes sorotipos aumenta o risco de disseminação da doença porque alcança parte da população sem defesas (imunidade).
Horários especiais
O aumento das notificações por dengue acende o alerta para a necessidade de atendimento médico nos casos em que é preciso para evitar o agravamento da doença. Unidades de saúde da Grande Vitória já oferecem horários estendidos de funcionamento, com o atendimento de casos menos graves, quando são necessárias a avaliação do estado clínico e a aplicação de soro fisiológico, por exemplo.
Leia também: Nove sinais para ficar atento durante a alta de casos da dengue
As unidades oferecem hidratação, consultas médicas com clínico geral, atendimento de enfermagem, aferição de pressão arterial, entre outros serviços. Confira as unidades com horário estendido:
Vitória
Em Vitória, as unidades de saúde dos bairros Maruípe, Jardim Camburi, Praia do Suá, Nova Palestina, Santo Antônio e Maria Ortiz estão abertas de segunda a segunda, das 07h às 19h, inclusive nos feriados.
Vila Velha
Em Vila Velha, o atendimento em 14 unidades foi ampliado pela prefeitura. No bairro Terra Vermelha, o atendimento começa às 07h e vai até 22h.
Araçás, Barramares, Ibes, Coqueiral de Itaparica e Vila Nova tem unidade com funcionamento de 7h até 21h. Já em Ataíde, São Torquato, Vila Batista, Jaburuna, Jardim Colorado e Jardim Marilândia, a unidade abre às 07h e fecha às 19h.
Cariacica
Em Cariacica, três Unidades Básicas de Saúde (UBS) funcionam também durante os finais de semana. Além dos atendimentos realizados de segunda a sexta-feira, as unidades de saúde de Flexal II, Nova Rosa da Penha e Morada de Santa Fé também estão abertas aos sábados e domingos das 7h às 16h.
Nas demais 30 unidades, o funcionamento é de segunda a sexta, das 7h às 16 horas. As unidades oferecem consultas médicas com clínico geral, atendimento de enfermagem, aferição de pressão arterial, entre outros serviços.
Serra
Na Serra, são sete as unidades de saúde que operam em horário estendido. São elas as unidades de José de Anchieta, Valparaíso, Serra Sede, Serra Dourada e Novo Horizonte, das 07h às 19h; e de Feu Rosa e Jacaraípe, das 07h às 21h.
Para reforçar o combate à dengue, a Prefeitura da Serra ainda tem um ponto extra de hidratação na unidade de Valparaíso, que funciona todos os dias, inclusive feriados, das 07 às 19 horas.
A equipe da Saúde ainda prepara para abrir outros pontos de hidratação e já definiu locais estratégicos para isso. O objetivo é ampliar a oferta do serviço, que já é realizado nas 40 unidades de saúde do município, nas três Unidades de Pronto Atendimento (UPAS) e no Pronto Atendimento Pediátrico — anexo ao Hospital Materno Infantil.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui