Dia a dia
Materiais são apreendidos em clínica de estética na Praia do Canto
A operação, realizada na clínica de estética da Praia do Canto, revelou graves irregularidades em procedimentos estéticos que teriam causado deformidades permanentes em pacientes
Medicamentos vencidos, produtos sem identificação e instrumental cirúrgico com sinais de oxidação foram encontrados em uma clínica de estética da Praia do Canto, durante uma fiscalização da Vigilância Sanitária de Vitória. A operação, realizada nesta quarta-feira (27), revelou graves irregularidades em procedimentos estéticos que teriam causado deformidades permanentes em pacientes, resultando na interdição cautelar de salas da unidade e apreensão de materiais irregulares.
> Quer receber as principais notícias do ES360 no WhatsApp? Clique aqui e entre na nossa comunidade!
A fiscalização foi desencadeada com base em um inquérito policial que apontou indícios de práticas ilegais e riscos à saúde dos consumidores. Durante a inspeção, os agentes verificaram que a clínica não cumpria normas essenciais de segurança e higiene. Além dos medicamentos vencidos e sem a devida identificação, foi constatado que o instrumental cirúrgico e outros materiais utilizados nos procedimentos estéticos estavam sem a data de esterilização e, em alguns casos, apresentavam sinais de oxidação.
A coordenadora da Vigilância Sanitária, Viviani Barreto, destacou que, diante dos achados, a interdição cautelar foi adotada para as salas de procedimentos que utilizavam o instrumental comprometido. “Determinamos, de forma imediata, a esterilização adequada de todo o material e interditamos cautelarmente as salas que realizam procedimentos com esse instrumental”, afirmou Viviani.
Além da interdição, foi realizada a apreensão de medicamentos e produtos para saúde que estavam fora das condições adequadas de uso. A fiscalização também revelou que um dos profissionais biomédicos que atuava na clínica estava com o registro suspenso no Conselho Regional de Biomedicina, motivo pelo qual ele foi notificado e impedido de realizar atendimentos.
A operação resultou ainda na lavratura de auto de infração, com a aplicação das penalidades previstas pela legislação sanitária. A Vigilância Sanitária e os outros órgãos envolvidos reforçam a importância de garantir que estabelecimentos de saúde e estética cumpram as normas de segurança e regulamentações da Anvisa, com o objetivo de proteger a saúde da população.
A Secretaria de Saúde de Vitória afirma que continuará com fiscalizações rigorosas, visando coibir práticas irregulares no setor estético e garantir a segurança dos consumidores. A população pode denunciar irregularidades ou práticas suspeitas em serviços de saúde e estética por meio do Canal 156.
Valorizamos sua opinião! Queremos tornar nosso portal ainda melhor para você. Por favor, dedique alguns minutos para responder à nossa pesquisa de satisfação. Sua opinião é importante. Clique aqui